Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo corporativo: tudo que você precisa saber

14 Dez 2021 - 11h24

Podemos, por vezes, confundir o que é um empreendedor corporativo com um empresário.

Apesar de todas as semelhanças que eles possuem, também existem algumas diferenças muito importantes a serem definidas.

No texto de hoje, você descobrirá mais sobre empreendedorismo corporativo e qual seu papel no mundo dos negócios. Um importante conhecimento para quem deseja adentrar ao mundo dos negócios, seja com recursos poupados, seja com ajuda de um empréstimo com garantia ou com o investimento de ações, por exemplo.

Continue a leitura e descubra mais sobre estas diferenças e como elas podem impactar na sua decisão de se tornar um empreendedor.

 Aproveite e boa leitura!

Sem empreendedor nem sempre quer dizer ser o dono

Empreendedorismo corporativo é um conceito que está relacionado com ter ideias inovadoras, uma postura de liderança e capacidade para resolver problemas. Ou seja, não é algo ligado a ter seu próprio negócio. Afinal de contas, o empreendedor pode ser um funcionário.

Este, geralmente, é alguém conhecido por querer fazer mais do que apenas o seu dever. Que deseja ver a empresa prosperar e alcançar metas ainda mais distantes e por não medir esforços para tal.

Algo muito presente naqueles que possuem esta característica é se incomodar com a situação atual que a empresa se encontra. Por serem cheios de ideias, sempre irão buscar alternativas que possam aperfeiçoar um processo e que agreguem ainda mais valor à empresa em questão.

Empreendedores corporativos são profissionais que buscam a excelência da empresa, independentemente de seus cargos. Destacam-se por serem ousados, criativos e mais maduros do que outros colaboradores de cargo similar ao dele.

Ter alguém assim dentro da sua empresa será de grande ajuda em épocas de crise, visto que ele fará tudo que estiver a seu alcance para ver a empresa voltar a seus conformes.

Características desse  tipo de empreendedor

Algumas características que acompanham empreendedores corporativos são:

  • visão sistêmica, que consiste na capacidade de enxergar a empresa como um todo e entender como cada parte se integra e interage, gerando o produto final;
  •  senso de liderança para que guie as pessoas em suas ideias ousadas;
  • criatividade, possibilitando que ele procure por meios mais eficazes de trabalho ou soluções de mais rápida implementação em situações mais desesperadoras;
  • comportamento positivo, evitando que entre em desespero e sempre prezando pelo crescimento da empresa;
  • ousadia, uma vez que este não terá medo algum de falar sobre as ideias que ele tem e como elas podem afetar positivamente o negócio em que ele trabalha;
  • Estas são as características que mais devem ser observadas nas pessoas dentro de um meio corporativo, visto que, aqueles que as apresentam, são de grande valor tático para a empresa.

Como essa característica pode ser incentivada na empresa ?

Se você quiser descobrir uma postura de empreendedor corporativo dentro da sua empresa, precisa incentivar esse tipo de comportamento nos funcionários.

Incentivar a criatividade de cada um, de modo que eles possam desenvolver ideias e explorar o mercado da área em que atuam. Além disso, vale a pena estar aberto a propostas sobre novos modelos de estratégias.

Isso fará com que cada um se sinta mais integrado à empresa, dando-lhes a oportunidade de melhorar seus trabalhos e se dedicarem mais ao mesmo. Além de se sentirem engajados a projetar novos meios de abordar o mercado.

Além disso, é sempre importante capacitar com frequência os colaboradores, para que estes estejam atualizados em relação a todas as mudanças que acontecem dentro do mercado.  Ainda que para isso seja preciso recorrer a uma ajuda financeira, como por exemplo um empréstimo com garantia de imóvel, os retornos serão compensatórios.

Colocando em prática

Ao identificar ou capacitar a sua equipe dentro dos princípios do empreendedorismo corporativo, comece a desenvolvê-lo em sua empresa dando o espaço necessário para que as pessoas possam surgir com novas ideias.

Debata sobre cada uma, e faça perguntas pertinentes a elas para estimular ainda mais seu comprometimento.

Dentro de uma empresa, não basta apenas que o empresário esteja engajado com o bem-estar do seu negócio. Cada um dos setores são engrenagens que fazem tudo girar em sua devida ordem.

E quando cada engrenagem trabalha da melhor maneira possível para que tudo cresça, torna-se mais fácil criar um negócio de referência no mercado.

Estar na parte de cima dos negócios nem sempre significa que você é um empreendedor

Ser um empresário não significa que você saiba empreender. Trata-se de estar em um cargo de alto escalão, sendo responsável pela parte comercial da empresa.

Empreender vai muito mais além do que isto.

Um empreendedor é quem cria, quem realiza. Em bom português é “quem faz acontecer”.

Só porque alguém está na parte mais alta da administração de uma empresa, isso não significa que ele entende, de fato, como os processos funcionam e por quais etapas passou o produto final.

Empresários têm sua maior ligação com números e com lucros. O que eles desejam saber é a informação direta de como as vendas estão gerando capital para a empresa, e como a mesma pode gerar ainda mais lucros.

Alguns destes nem sequer pesquisam o mercado. Passam o trabalho para outras pessoas fazerem e requerem apenas um apanhado essencial das informações. Em seguida, avaliam e decidem um curso a ser tomado baseado em cada dado apresentado.

Empresários e a parte estratégica

Empresários cuidam mais da parte estratégica, procurando melhorá-la em cada aspecto e pensam sobre o que pode ser feito em relação às já existentes.

Também são responsáveis por vetar produtos que já não são mais interessantes para as vendas, seja por uma mudança no mercado ou apenas porque não agregam mais tanto valor para o negócio em questão.

E mesmo que estes sejam ótimos com números monetários, eles podem falhar como empreendedores. Ser bom com estratégias para lucrar não significa que você seja bom criando ideias inovadoras ou liderando um grupo.

Empreendedor é diferente

Um bom empreendedor preza tanto por um bom negócio quanto por uma boa liderança. Ele entende que cada parte é importante e acredita, fielmente, no potencial de sua criação.

Ele saberá levar a equipe com ele em busca dos seus objetivos, assim como será capaz de colocar o negócio sempre em um ponto de constante evolução, tornando-o cada vez mais rentável. Diferente do empresário, o empreendedor é tanto uma pessoa de negócios quanto uma pessoa para pessoas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório