Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
TRANSPLANTES

Em parceria com o Estado, Dourados deverá implantar Organização de Procura de Órgãos

Estrutura, denominada OPO, será ligada à Central Estadual de Transplantes e deverá ser implantada junto ao Hospital da Vida

20 Ago 2021 - 07h08Por Portal do MS

Por meio de uma parceria entre o Município, Governo do Estado e Governo Federal, Dourados deverá ter, nas próximas semanas, uma Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO). Portaria publicada pelo Ministério da Saúde, no início deste mês, estabelece um incentivo financeiro para a implantação da estrutura, que poderá ser instalada junto a uma unidade hospitalar a ser definida, podendo ser o Hospital da Vida, Hospital Evangélico ou outra.

A decisão do Ministério da Saúde atende a uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) encaminhada pelo secretário Geraldo Resende, com base em proposta apresentada e pactuada em março do ano passado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Em Mato Grosso do Sul, atualmente apenas em Campo Grande existe uma unidade da OPO. A de Dourados será a segunda instituição do gênero no Estado e, da mesma forma, será subordinada à Central Estadual de Transplantes (CET/MS).

A Portaria do Ministério da Saúde estabelece um recurso financeiro no montante de R$ 20.000,00 a ser disponibilizado ao Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Dourados, em parcela única, para a implantação da estrutura física (móveis e equipamentos) da OPO.

 De acordo com Claire Miozzo, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, após a implantação da estrutura, o repasse desse valor será mensal e destinado ao custeio da Organização, que deve ser composta por um médico e três profissionais de nível superior (preferencialmente dá área de enfermagem).

O que é

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos é uma instituição ligada à Central Estadual de Transplantes e à Central Nacional de Transplantes, que é a responsável por informar a viabilidade de doador à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO, que realiza a distribuição dos órgãos, indicado à equipe transplantadora responsável pela retirada e implante do mesmo.

A captação de órgãos é feita após a confirmação da doação. Quando a equipe de transplante toma conhecimento de todas as informações do doador, ela avalia se o órgão é apropriado ao seu receptor. Assim sendo, em caso afirmativo, a equipe responsável envia seus cirurgiões até o hospital em que o doador se encontra.

Segundo a coordenadora da CET/MS, a extensão territorial de Mato Grosso do Sul, representa um limitador no acesso às doações de órgãos e tecidos, uma vez que a OPO instalada na Santa Casa de Campo Grande, vem restringindo sua abrangência às localidades próximas à capital.

A proposta acolhida pelo Ministério da Saúde, tem a finalidade de impulsionar o processo de doação e transplante em Mato Grosso do Sul, por meio do aumento do número de notificações de morte encefálica e de doadores efetivos. “Consequentemente, haverá aumento no número de transplantes de órgãos e impacto positivo no número de vidas salvas nos 33 municípios da região”, finaliza o secretário Geraldo Resende.

 

Texto: Ricardo Minella/SES

Foto: Edemir Rodrigues/Subcom

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CHUVA - Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo TÁ CHOVENDO AÍ...??
TÁ CHOVENDO AÍ?, chuva acumulada pode ultrapassar 50mm em 24h, e guarda-chuvas é item obrigatório
Imagem: WhatsApp Nova News TRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FRIO - Foto: Álvaro Rezende FRIO CHEGANDO COM TUDO
FRIO do outono chega na sexta-feira com mínima de 12°C; confira a previsão
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede de João Batista, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis