Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
ECO PANTANAL

Eco Pantanal Extremo se consolida como principal evento esportivo de aventura do Centro-Oeste

13 Dez 2021 - 13h01Por Portal do MS

O principal e maior evento esportivo de aventura e adrenalina da região Centro-Oeste é sul-mato-grossense. Em mais uma edição, o Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura confirmou essa marca, reunindo mais de mil atletas em Corumbá, para a disputa de seis modalidades: tiro prático, canoagem, corrida de trilha, mountain bike (MTB), stand up paddle (SUP) e maratona aquática. A competição é fruto da parceria de sucesso entre Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e Prefeitura Municipal de Corumbá, via Fundação de Esportes (Funec).

De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a Capital do Pantanal já se tornou destino dos amantes de esportes radicais. “Muitos atletas, de diversas regiões do país, já esperam e reservam espaço no calendário no fim do ano para virem a Corumbá disputar o Eco Pantanal Extremo. Ficamos muito felizes em poder retomar esse evento, que é referência de esporte de aventura no país”.

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Luciano Oliveira, também destacou a grandeza do evento. “O Eco Pantanal Extremo é um evento esperado por todos. Hoje ele está sendo considerado um dos eventos de esportes mais importantes do Centro-Oeste. Isto muito nos orgulha, porque temos um quintal tão favorável para realizar essas atividades, essas modalidades extremas”.

Campeão na Paralimpíada de Tóquio-2020, Fernando Rufino mais uma vez foi a grande atração da canoagem durante o Eco. O paracanoísta, bolsista do Governo do Estado, considera o Rio Paraguai e a cidade de Corumbá como casa. “Isso aqui é uma festividade pra mim, o último campeonato do ano. Então, foi um motivo de alegria estar junto com as pessoas que torceram pra mim ao longo da minha carreira. E é daqui que eu brotei. É de Corumbá, de Aquidauana, de Campo Grande. É do nosso Estado. Vindo para cá, falei numa entrevista que tenho raízes aqui. Coisas que me alimentam também para gente ir às Olimpíadas 2024. Paris está logo ali e estamos treinando firme”, afirmou.

“Essa galera aqui faz parte de cada conquista minha, não remamos. Fico contente com o avanço da modalidade no nosso Estado e no país. Remei ao lado de grandes futuros atletas. Isso é motivo de orgulho e de alegria saber que o Estado está no caminho certo. Está vindo os outros atletas aí.  Futuramente não vou aguentar mais. Estou ficando velho. E quero ver outros atletas representando, dando continuidade a esse trabalho”, completou Rufino.

A corrida de trilha foi a modalidade com o maior número de inscritos e consagrou Vilmar Roberto Dias como hexacampeão da categoria principal (13 quilômetros), que fechou a prova em 43min49s. De Fátima do Sul, o corredor esteve na Tóquio-2020 como atleta-guia da maratonista baiana Edneusa de Jesus.

“Venho treinando muito, estive em Tóquio, foi um mérito, uma vitória, uma conquista que eu tive na Paralimpíada. Sou atleta-guia da seleção brasileira paralímpica hoje e só tenho que agradecer a população de Corumbá, aqui sempre fui bem recebido aqui. Gostaria de agradecer também a organização, a Fundesporte e todo mundo. Esse ano foi muito bem organizado”, destacou o atleta.

O Eco Pantanal Extremo encerrou o calendário de provas de Vilmar em 2021. “Muito bom estar aqui mais uma vez. O percurso é difícil, não é fácil. Eu acho que um dos mais difíceis do Estado é aqui, mas eu gosto desse tipo de prova. O pessoal inclusive me chama de Pai do Mato”.

Os resultados das seis modalidades e as fotos do evento podem ser conferidas no site www.ecopantanalextremo.net.br.

Lucas Castro – Fundesporte, com informações da Prefeitura Municipal de Corumbá

Fotos: Renê Marcio Carneiro

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - NA FEIRA LIVRE
João Aroldo e Betinho prometem agitar a região com show na Feira Livre em Vicentina
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Desfrute de dias incríveis em Bonito e região com nosso Combo da Águas Turismo BORA PRA BONITO - MS
Desfrute de dias incríveis em Bonito com Combo da Águas Turismo e hospedagem no Águas de Bonito

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS