Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
PARABÉNS E. C. 21 DE ABRIL

E.C. 21 de Abril 60 anos de história: uma trajetória inesquecível

O E.C. 21 de Abril foi fundado em 21/04/1962, completando 60 anos de uma belíssima trajetória no município de Fátima do Sul

21 Abr 2022 - 09h07Por Adélio Ferreira Fátimanews

No dia de hoje, quinta feira, o querido E C 21 DE Abril, fundado em 21/04/62, completa 60 anos de idade. Sendo presidido pela senhora Lia Enseki, esposa do desportista China.

Que história extraordinária tem esse clube de futebol. Suas conquistas nos anos 60, unia os nossos desbravadores. E quando jogávamos contra os times de Dourados, os nossos jogadores iam com mais garra, pois estavam defendendo a nossa terra. E a torcida,  mesmo nós crianças, dentro das jardineiras ou caminhões, após as vitórias, saíamos muitas vezes debaixo de pedradas, mas gritando o nome de Fátima Sul.

Em uma humilde homenagem, publico o texto do extraordinário fatimassulense Icto Gomes (COTIA), publicado em 2.017, homenageando todas as pessoas que construíram esse Ícone fatimassulense.

Terça-feira, 01 de agosto de 2017

Retrospecto do EC 21 de Abril de Fátima do Sul-MS.

Retrospecto do EC 21 de Abril de Fatima do Sul, elaborado por Icto (Cotia), veja na íntegra

Retrospectiva da existência do E.C. DE 21 Abril na cidade Fátima do Sul.

Início:

Lá pelos anos 61 e 62 na cidade que levava no nome de Vila Brasil, hoje Fátima do Sul. Foi formado uma agremiação que teve o nome de E.C. 21 de Abril, pois foi um grupo de pessoas que nesta data resolveram formar esta agremiação.

Fundadores oficiais:

Salvador Hidalgo Ruiz, Augusto Pires Leite, Dirceu Vieira de Brito, Algot Anderson, Henderique Rick Muller, Valdir Tittemar, Arthur Valezzi, Claudionor Albuquerque, Lineu Amaral Soares, Vicente Pereira Sobrinho, Divaldo Farias, Heitor de Ávila e Silva, Miguel Matias, Antonio Celestino de Carvalho, Florêncio Astigarrilia, Durval Rodrigues dos Santos, Joaquim Candido de oliveira, Francisco de Souza, Paulo Azevedo e Manoel Neto.

Início Das Atividades:

Os jogos foram realizados no campo do Katira, perto do Rio Dourados, ao lado da chácara do José Verdureiro, pai do Edivaldo Verdura que futuramente passou a jogar no clube.

A equipe era nessa época, seria os seguintes atletas: García; Josias; Nelson preto; Jorge Caetano: Eurides; Rubens Arguello; Rubens Gomes; Florêncio; Emílio; Isaías (macaco); Icto (cotia); Nilo; Edson e outros.

A partir de 62 com a chegada do Sr. Cláudio Albuquerque e Icto (cotia) que foi transferido pelo Banco Bradesco de Dourados para esta cidade, assumindo a contadoria geral do Banco. Com a nossa chegada passamos a fazer parte do grupo E.C. 21 de Abril não só como jogador como também parte da diretoria, procurando melhorar a equipe em todos os aspectos.

Campo de Jogo:

O Campo de Jogo era toda terra rocha, tendo somente a divisória entre atletas (jogo) e torcida uma lista de cal na marcação do campo que servia para observação dos árbitros na realização das partidas.

Passado cerca de  dois anos efetuamos uma campanha com as Serrarias da cidade para conseguir madeiras (tabuas) para cercar o referido campo, inclusive Balaústras para fazer cerca separando atletas jogos e torcidas.

Para felicidade de todos as empresas (serrarias/comércio) compraram a idéia do investimento e nos doou todo o material, neste local existia uma casa com dois quartos que servia de vestiários time local e visitantes a arbitragem se trocava no carro ou antes do vestiário ser utilizado pela a equipe .

Partidas:

Neste recinto foi realizado diversas partidas com agremiações da região e da cidade de Dourados, abaixo algumas que nós lembramos: E.C. Independente dirigido pelo incansável (Bringel); E.C. Atlético dirigido pelo policial Milton ( filho Maria do hotel); G. E. Vicente Palotti dirigido pelo padre José; A. A. Atlética Vicentina dirigido por José Braga; Vila São José dirigida pelo Neto (Viação Neto); E.C. Iguaçu dirigido por Vando; S. E. 9 de Julho dirigido por Borini.

Equipes de Dourados:

Cruzeiros dirigido por Dr. Airton; Rodoviário dirigido por Adão Melo; Ubiratan dirigido por Valter Brandão; Operário dirigido por família Saldivar; Milionário Amambaí dirigida por Landolfe.

Acontecimentos:

Pelo período de 64 nós negociamos com Dr. Airton responsável da equipe do Cruzeiro Dourados, para jogar amistoso em Vila Brasil seria o primeiro time douradense a ir na cidade. Como a situação do E.C. 21 era terrível pois não havia reserva em caixa ( numerário) pois só apresentava saldo negativo. Havendo necessidade de adquirir bolas para o encontro futebolístico com a equipe acima mencionado, fomos até o nosso tesoureiro solicitando e informando a compra das referidas bolas, alegando Sr. Salvador (tesoureiro) que não havia condições de efetuar esta compra (bolas) pois seria mais razoável o cancelamento da partida entre as duas equipes. Observação não tem bola, não tem jogo, baseado na informação eu (cotia) e Cláudio fomos até a sapataria São Paulo do Sr. Dirceu Vieira de Brito, contamos a história para ele, e o mesmo nos disse: levem duas bolas novas e efetue o jogo, assim que vocês tiverem o dinheiro me paguem. Foi assim conseguimos realizar a partida.

Continuação da história:

No decorrer dos dias a empolgação dos esportistas e torcedores de Vila Brasil (hoje Fátima do Sul) houve a necessidade de uma melhoria na equipe, pois os jogos estavam ficando mais forte com outras equipes. Passamos a fazer um trabalho com o comércio local no sentido que alguns atletas que desejassem vir para a cidade que nos auxiliasse arrumando emprego a esses atletas ( tivemos boa aceitação ).Chegada de Atletas: Começamos a fazer contatos com jogadores de outras cidades. Em seguida já se transferiram para a cidade os seguintes atletas: Gamara; Reis; Rorra; Sardinha; Nica; Marciano; Xaxado; Arildo; Jozone; Edson; Porquinho. Que agruparam aos já existente no grupo.Nos anos 68 e 69 agrupamos todos os envolvidos pela equipe e realizamos a compra de uma área urbana para a construção do próprio estádio, área esta que pertencia ao Sr. Nezinho (José Pereira ). Convidamos 100 pessoas para o auxilio no pagamento da referida área em que o seu valor era na época 100mil cruzeiros ficando cada uma dessas pessoas um titulo de sócio proprietário no valor de mil cruzeiro dividido em 10 parcelas de 100 cruzeiro moeda da época, realizando esta etapa passamos para a segunda faze que era a construção do campo de jogo.

Preparação:

Para que fosse preparado o campo, tivemos que solicitar a colaboração de Empresa Gutierrez e empresa esta que estava cascalhando as rodovias de Fátima do Sul até Glória de Dourados, como o Bradesco efetuava o pagamento dos salários da referida firma, tomamos a liberdade de ir até o responsável pela firma Gutierrez pedindo que nos auxiliasse no preparo daquela área o que fomos de pronto atendido com uma ressalva, os maquinários só poderiam efetuar a limpeza no período noturno ou seja a partir das 19:00hs.

Trabalho Inicial:

Inicialmente foi realizado no derrubamento das árvores existe no local posteriormente a limpeza geral da área, esse trabalho noturno teve uma duração de uma semana, ( inclusive o nivelamento do campo de jogo ). Para que os funcionários da empresa Gutierrez efetuasse este trabalho noturno, eu (cotia) José Hamilton (jabuti) em todas as noites da semana levávamos lanches e refrigerantes para as pessoas envolvidas nos serviços. A partir do serviço realizado pela firma, reunimos as pessoas responsáveis pela diretoria e simpatizante pelo grupo tais como: Claudionor; Miguel Mathias; Salvador Hidalgo; Artur Valezzi José Hamilton (jaboti); Escurinho; Augusto do cartório; Barreto; Luciano (paraguaio); José Harfouche; Família Valota; Jorge Caetano; Eduardo Ruis Trugilio; Delcy Carvalho, icto (cotia) e outros.

Para negociar com o Sr. Geraldão a compra de tijolos para fazermos a muragem do estádio, construções, vestiários e muretas para o alambrado.

Plantação de Grama:

Havendo a necessidade do preparo da terra e adubação eu (cotia) e José Hamilton (jaboti) levantávamos as 4h da manhã, e com a camionete chevrolet do amigo íamos ate o curral na chácara do Sr. Geraldão apanhando o esterco e transportando para o estádio sendo que este trabalho foi realizado em duas semanas. A grama foi solicitada junto aos diretores do campo de futebol de Indápolis, os quais autorizaram com uma ressalva que a grama fossem retirada das laterais do campo. Fretamos 1 caminhão Mercedes Bens e contratamos vários diarista juntos com alguns jovens menores conhecidos: Carlito, Carlão, Iran, Emerson, Nirão, Vadê, Mauricio Galindo, Tita, Jonas-Bicudo, Passarinho e outros...

Pessoas no Trabalho:

No decorrer dos dias o Sr. Marcos (pai do Carlão) com seu cavalo no carpideira gradeando todo o terreno para que fosse misturado o esterco junto a terra, posteriormente foi contratado três diarista para transporte das placas de gramas bem como pessoas para assentar as referidas placa, decorrido meses esta grama veio a fechar, antes de utilizar,a parte do campo estando o material (tijolos, areia, pedras..) no local houve a necessidade da contratação de pedreiros para efetuar toda a construção.A responsabilidade do serviço a cima ficou toda para o Sr. Luciano (Paraguai) com o pagamento da mão de obra ser semanalmente.

Alambrado:

Para aquisição da tela, solicitamos uma audiência com o prefeito da cidade Sr. Manfredo Alves Correia, na oportunidade pedimos a colaboração na compra de tal material ( no qual fomos atendido de imediato ) só que este material encontraria em São Paulo, deslocaram em uma sexta feira a noite atravez da viação Motta Srs. Icto e José Harfouche que no sábado pela manha dirigiram- se São Caetano do Sul efetuando a compra deste material, após concretizado esta etapa efetuamos a inauguração do estádio que elevou o nome do prefeito da cidade ( Manfredo Alves Correa).

Outra etapa:

Notamos a necessidade de uma arquibancada, porem os recursos inexistente , trocamos uma ideia com os demais participantes - e assumimos a responsabilidade de sorteamos um veiculo marca-Brasília, com a venda de uma rifa no total de 250 números. Após a venda destes números, icto e Jose Hamilton Jaboti, Fomos a Campo Grande, e compramos o veiculo, transportando-a Ate Fátima do sul, e no dia do sorteio que foi pela Loteria Federal, teve como ganhador Sr Guilherme do Guaçu, que foi entregue em um domingo antes da realização de uma partida futebol. Dentro de tudo isso não podemos esquecer das mudas dos eucaliptos cedidos pelo Sr. Pedro Assumpção, que foram plantadas pelo já responsável em cuidar do estádio Sr. Jose Marcelino (Marambaia).

 Em 1968 icto foi transferido para Corumbá, assumindo cargo de Gerente do Bradesco, e retornando para Fátima do Sul em 1971, transferido pelo Bradesco, integrando novamente a Diretoria do Grupo E.C. 21 de Abril, procuramos realizar um trabalho ainda melhor.

A partir do ano 1974, vieram fazer parte deste Grupo, Sr. Fausto Batista do Amaral e seu irmão Gilberto Batista do Amaral, e posterior a isto, com a participação do Gilberto contatamos com Sr. Demetrio que residia em Loanda, para que o mesmo assumisse a parte técnica do time. E sendo aceito pelo mesmo, onde ficou até 1978, sob nossa participação.

E para encerar no dia 9 de julho de 1978, deixei o Grupo bem como a cidade, onde fui transferido para Vilhena (RO) e naquele dia houve uma grande homenagem a minha pessoa que foi gratificante, pois ao sair da minha residência vi colocado uma faixa entre os poste da rua com os seguintes dizeres."O E.C. 21 DE ABRIL SAÚDA COTIA "O ATLETA EXEMPLAR"

Colaboração: Icto Gomes e Dirceu Deguti

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

REGULAMENTAÇÃO DO GÁS
Agems realiza acordo para definir metas na regulação do gás, energia e mineração
Esporte
Governo de MS lança edital de R$ 7 milhões para contemplar entidades esportivas
MEGA SENA - FOTO: ARQUIVO DOURADOS NEWS SORTUDOS DE MS
Conferiu seu bilhete? quatro apostas de MS levam mais de R$ 24 mil cada na 'quina'
SUDECO
MS recebe a segunda caravana da Sudeco para impulsionar a micro e pequena produção
Foto: Arquivo Fundesporte AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Segunda edição de Festival Surdolímpico acontece no sábado em Campo Grande

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos