Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
JATEÍ - DESTAQUE NACIONAL

Destaque nacional, assistência social da Prefeitura dá atenção integral às pessoas em Jateí

2 Mar 2024 - 16h22Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Jateí realiza um trabalho permanente de atenção, cuidado e acolhimento às pessoas que mais precisam. O município realiza um trabalho de excelência voltado para a proteção social básica com crianças, adolescentes, jovens, mulheres e pessoas da terceira idade. Esse olhar especial e humano coloca Jateí em 25º lugar no Brasil, de acordo com levantamento feito pela Frente Nacional das Prefeituras (FNP).

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) caracterizado como porta de entrada das famílias, oferta os benefícios sociais para amenização dos impactos nas camadas de menor poder aquisitivo, auxiliando as famílias e indivíduos na superação das vulnerabilidades sociais vivenciadas.

Além da ação permanente de programas e projetos, existem ainda os benefícios eventuais, que são provisões temporárias, como auxilio alimentação, aluguel social, energia, água, documentação, kit natalidade, entre outros, desempenhando a função protetiva da família no que tange a segurança da acolhida. O Benefício de Prestação Continuada (BPC), garante suporte e dignidade.

Além do acolhimento e assistência, o público atendido recebe orientações diversas e encaminhamentos para as demais políticas públicas de atendimento, como previdência social saúde e educação, num trabalho de caráter multidisciplinar e inter-setorial, tendo como foco a atenção integral às famílias que precisam de apoio.

Em Jateí, o Serviço de Proteção e Atendimento de Integral às Famílias (PAIF), e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, trabalham na proteção, socialização e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, que, permitem que as crianças e adolescentes participantes tenham acesso ao desenvolvimento social, lúdico, cognitivo e cultural, através de grupos de orientação, atividades físicas, rodas de conversa e oficinas.  

Um setor que também recebe atenção especial da Prefeitura de Jateí é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, denominado de Projeto Conviver. Ele oferece aos ” jovens da terceira idade”, atividades físicas semanais com hidroginástica, vôlei adaptado, rodas de conversa, bailes, visitas em domicílio, acompanhamento da Assistente Social, cursos e oficinas de capacitação. Os idos ainda recebem gratuitamente peixes na semana santa, panetones no Natal, e ainda participam de atividades festivas, como comemorações temáticas (carnaval, mães, país, festa Junina, etc).

Mais atenção às pessoas – Em Jateí, o CAD Único/Bolsa Família possibilita que o beneficiário possa integrar com mais facilidade o acesso a seus direitos e aos benefícios como: Bolsa família, tarifa social de energia elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira do Idoso, Carteira ID Jovem para jovens de 15 a 29 anos, isenção de taxa para concursos públicos, Programa Minha Casa Minha Vida, TV digital, entre outros.

A Prefeitura de Jateí, por meio da Secretaria de Assistência Social, possui 913 famílias inseridas no CAD Único e 366 famílias no programa Bolsa Família.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS ) de Jateí tem ainda um programa que oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). É um serviço de apoio, orientação e acompanhamento à famílias e indivíduos em situação de risco ou violações de direito. Se enquadram dentro do programa pessoas vítimas de violência física, psicológica e negligência; violência sexual- abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar, aplicação de medidas socioeducativas ou medida de proteção; trabalho infantil; tráfico de pessoas; situação de rua; abandono ou discriminação em decorrência de orientação sexual/raça/etnia.

A secretária Antonia Marcília Lacerda da Silva destaca o apoio e determinação do prefeito Eraldo Leite e da primeira dama Dona Neres para o sucesso do trabalho, que é feito por intermédio de estudo social, diagnóstico socioeconômico, encaminhamentos para a rede de serviços locais, construção de plano individual/familiar de atendimento, orientação sociofamiliar, atendimento psicossocial, orientação jurídico-social, referência e contrarreferência, informação sobre direitos, acesso a documentação pessoal, busca de família extensa, articulação com os serviços socioassistenciais e outras políticas públicas. Este trabalho inclui o encaminhamento a órgãos do Sistema de Garantia de Direitos), elaboração de relatórios, trabalho em grupo e ações de orientações sobre violência contra a mulher, pessoa idosa, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, trabalho infantil, entre outros.

Jovem Despertar – Com prioridade para a juventude, o Projeto Despertar tem por objetivo viabilizar aos jovens cidadãos a partir dos 14 anos a oportunidade de adquirir conhecimentos,  capacitando-os para a vida laboral e produtiva nas diversas áreas do mercado de trabalho (liberal, privado, comercial, empresarial e público), além de conscientizar sobre seus direitos e deveres com a comunidade na qual está inserido. Entre os objetivos do programa está a busca pela sua vocação profissional, permitindo que já entrem no mercado de trabalho tendo noções práticas para o desenvolvimento de ofícios.

          

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS