Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
TEMPORAL

Defesa Civil aponta pelo menos 100 quedas de árvores em Dourados

2 Mar 2022 - 09h06Por Dourados News

A Defesa Civil de Dourados recebeu chamados para atender ocorrências envolvendo quedas de aproximadamente 100 árvores durante a tempestade que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (1).

Essa parcial de atendimentos foi repassada ao Dourados News pelo coordenador do órgão, Jamil da Costa Matos. Segundo ele, ao menos 20 delas já haviam sido cortadas para desbloqueio de vias até perto de 21h de hoje. 

Além disso, foram atendidas famílias de duas casas afetadas por alagamentos, uma no bairro João Paulo II e outra no Canaã III. Em ambos os casos, foi oferecido auxílio da Casa da Acolhida, mas os moradores recusaram. Em pelo menos um dos imóveis a água foi bombeada para fora com o equipamento de motobomba.

Conforme os dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, hoje já choveu 65.3 milímetros e a maior parte desse volume caiu sobre a cidade no decorrer de 1 hora e 24 minutos.

Além disso, a estação agrometeorológica em atividade no município registrou rajadas de vento de 39 quilômetros por hora às 16h44, o que motivou alerta de ventos fortes com base na escala de Beaufort, que classifica a força em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10).

Ao Dourados News, o prefeito Alan Guedes (PP) informou a Guarda Municipal chegou a ficar sem telefone de contato por causa da queda de uma árvore na rede de energia elétrica, mas foi ativado um número provisório. 

"A gente avalia que os estragos vão ser novamente de monta razoável, ante o volume de chuva. Dessa vez, diferente do dia 15 de outubro [de 2021], tivemos semáforos danificados, na Avenida Weimar Torres com a Rua Nelson de Araújo e na Weimar com a Floriano Peixoto, onde o equipamento entortou, mas não caiu", afirmou. 

Nos dias 15 e 23 de outubro do ano passado, dois temporais atingiram Dourados e deixaram rastro de destruição. Já no primeiro evento o prefeito expediu o Decreto nº 735 de 15 de outubro de 2021, para declarar situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Município.

Áreas de risco

Conforme o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil elaborado para o biênio 2022 e 2023, Dourados tem 381 casas e 1.498 moradores em áreas consideradas de risco de desastre. 

No Setor 01, que compreende a porção nordeste da cidade, o documento indica que o Jardim Santa Hermínia tem três casas e nove moradores sob risco de enxurradas. 

Já o perigo de enxurradas ou inundações bruscas envolve 19 habitações e 25 pessoas no Residencial Pantanal, oito moradias e 33 habitantes na Vila Nova Esperança, e uma residência e 10 indivíduos na Vila São Francisco.

Em relação ao Setor 02, que compreende a porção leste da cidade, ainda são apontados riscos de enxurradas ou inundações bruscas. No Jardim do Bosque há oito casas e 31 pessoas e no João Paulo II são 22 habitações e 89 habitantes.

Também há perigo de enxurradas ou inundações bruscas no Setor 03, referente à parte sudoeste de Dourados, onde a Vila Cachoeirinha concentra 220 casas e 900 pessoas em área de risco, o Jardim Clímax 19 casas e 84 pessoas, e o Jardim Londrina 10 casas e 43 pessoas.

Por fim, o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil indica risco de enxurradas ou inundações bruscas no Setor 04, que compreende porção sudeste da cidade. São cinco casas e 23 pessoas no Jardim Santo André e 10 habitações e 37 habitantes no Jardim Colibri Enxurradas ou inundações bruscas. 

No Jardim Santa Felicidade, a Defesa Civil monitora ocupações irregulares em área industrial onde há 56 casas habitadas por 214 pessoas e o risco tecnológico envolve emissão de gases tóxicos. 

O documento menciona ainda que no mês de janeiro de 2022 foi realizada nova visita aos locais identificados como área de risco de desastre, sendo mantido o cenário anteriormente levantado, não havendo neste momento, alterações significativas que possam ou aumentar ou diminuir os riscos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CARBONIZADO
Corpo carbonizado é encontrado e polícia suspeita que seja de homem desaparecido em MS
SE ENTREGOU
Após esfaquear rival em praça, autor se entrega à polícia em Mato Grosso do Sul
PLANTÃO Achado de cadáver
Vizinho reclama de mau cheiro e corpo é encontrado em decomposição em MS
CAMINHÃO TOMBOU
Caminhão com combustível tomba em rotatória da BR-060, em MS
PLANTÃO POLICIAL - TENTOU SE MATAR
Mulher é presa com drogas, entrega comparsa e tenta tirar a própria vida na delegacia

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente