Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS - UNIGRAN

Curso de Pedagogia da UNIGRAN realiza 6º Seminário sobre Cultura Afro-brasileira

23 Nov 2021 - 08h03Por UNIGRAN DOURADOS

Na última sexta-feira, 18, o curso de Pedagogia da UNIGRAN realizou o 6ª Seminário de Extensão sobre a Cultura Afro-Brasileira. Produzido há seis anos, o evento é o fechamento da disciplina ‘Relações Étnico-raciais na Educação’ e coloca o acadêmico na prática de atividades vivenciadas no contexto educativo.

Durante o seminário, os acadêmicos do 6º semestre apresentaram trabalhos, conforme as temáticas contempladas na disciplina, e também participam de uma palestra, realizada na modalidade à distância.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Elizabete Velter Borges, mencionou que “a importância e relevância está em contribuir no combate ao racismo na infância e idade escolar, bem como contribuir para que, de fato, a escola ou a Instituição de Educação Infantil, seja um lugar que eduque e oriente para as boas relações étnicas. Para tanto, é necessária uma formação de professores com conhecimento da temática para darem conta do enfrentamento necessário em sala com as crianças”.

A professora da disciplina e coordenadora do Seminário, Terezinha Bazé, ressaltou que a disciplina foi integrada ao currículo do curso, devido à Lei nº 10.639/2003, que trouxe a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileiro na formação de professores.

“Ela tem uma importância extraordinária na formação dos professores, porque a escola exerce um papel crucial na vida do homem, age como formadora de valores e, com isso, tem a capacidade e responsabilidade de proporcionar mudanças na mentalidade das pessoas e também contribuir para superar preconceitos e, para que isso de fato aconteça no contexto educacional, é preciso que o professor, enquanto agente conscientizador, agente transformador, crie na sala de aula um ambiente pleno, de diálogo cultural com todos os alunos que ali estão presentes neste contexto”, enfatizou Bazé.

Neste ano, o palestrante convidado foi o acadêmico de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pedro Henrique de Almeida Barreto, que ministrou o tema ‘Precisamos falar sobre personagens negros em desenhos animados’.

Os acadêmicos de Pedagogia apresentaram os trabalhos com os temas: ‘Desconstruindo o racismo na escola’; ‘A diferença entre igualdade e equidade’; ‘Práticas pedagógicas para estimular atitudes inclusivas e o respeito às diferenças’; e ‘Sugestão de como Trabalhar a Diversidade com Crianças na sala de aula (Índios’).

A disciplina e o Seminário sempre são ministrados durante o mês da Consciência Negra. “Esta data deve ser celebrada, deve ser refletida”, afirmou Terezinha. “É preciso utilizar o capital vivo do que é esta cultura dos alunos, para que, a partir dela, todos possam conhecer e melhorar cada um que está ali. A criança precisa ver a cultura dela presente na escola dela”, completou. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados