As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) do Detran-MS participaram quarta-feira (21) de uma programação especial alusiva ao Movimento Maio Amarelo. A iniciativa envolveu atividades lúdicas com foco na conscientização sobre segurança no trânsito, incluindo apresentação teatral, panfletagem e interações com servidores na sede do órgão, localizada na saída para Rochedo.
Durante a ação, os pequenos visitaram os blocos administrativos levando uma mensagem clara e impactante por meio da música: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A atividade foi conduzida com apoio dos educadores do CEI e da equipe da Diretoria de Educação para o Trânsito.
Além de promover a conscientização, as crianças também convidaram os servidores para participarem da Caminhada Maio Amarelo, que será realizada no próximo domingo (25), às 8h, no Parque das Nações Indígenas. A concentração será na Avenida Afonso Pena com a Rua Poeta Manoel de Barros, nas proximidades da unidade do Corpo de Bombeiros. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.
O diretor-presidente em exercício do Detran-MS, João César Mattogrosso, destacou a relevância da ação. “A educação para o trânsito deve começar desde a infância. As crianças têm um papel fundamental como multiplicadoras de boas práticas, influenciando positivamente o comportamento de seus familiares e da sociedade como um todo”.
A diretora pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida, reforçou o compromisso da instituição com a formação cidadã das crianças. “No CEI Detran, trabalhamos temas como segurança no trânsito ao longo de todo o ano, de forma lúdica e adequada à faixa etária das crianças. Participar do Maio Amarelo é sempre uma oportunidade de integrar nossos pequenos às ações educativas do Detran, fortalecendo valores como o cuidado, o respeito e a responsabilidade desde a infância.”
Pela manhã, a programação incluiu a apresentação da personagem Olívia, fantoche criado pela equipe da Diretoria de Educação para o Trânsito, com o objetivo de abordar o tema de forma adequada à linguagem infantil.
Segundo a gestora de Educação de Trânsito, Danielle Sena Bertolazo, o teatro é uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem. “A atividade estimula a criatividade e facilita a assimilação de conteúdos relevantes, como os que envolvem a segurança no trânsito.”
A personagem foi interpretada pela diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo. “Eu adoro estar com crianças e ensinar de forma lúdica. Aproveitei que o teatro foi aqui no Detran para atuar e passar essa mensagem aos pequenos”.
A iniciativa faz parte das estratégias educativas do Detran-MS dentro do Maio Amarelo, campanha nacional que busca chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Mireli Obando e Emmanuelly Castro, Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Rotas de integração com a América do Sul é tema de debate no segundo dia de Fórum da Abruem

UNIGRAN recebe ministros das cortes superiores em Aula Magna sobre o Sistema de Procedentes

Cidadania: Juventude de MS é protagonista na construção de políticas públicas para o País

Faça Bonito: Jateí em jornada contra exploração e em defesa das crianças e adolescentes

"Foi como montar um quebra-cabeça", diz acadêmica após aula prática de Anatomia
Mais Lidas

VAI ter festa SIM, prefeitura prepara terreno para fazer sua festa dos 38 anos de VICENTINA

FRIO mais intenso do ano se aproxima com chuva e geada, saiba quando na previsão do tempo

Identificados os dois mortos em grave acidente na BR-262

'Tinha tanta vontade de viver', amigos se despedem de casal que morreu em acidente
