Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ESTRATÉGIAS

Com foco no cidadão, Governo de MS define estratégias e metas para atuação da Cidadania

Governo quer traçar estratégias e direcionar a atuação da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania)

27 Mar 2024 - 17h00Por Comunicação Governo de MS

Para traçar estratégias e direcionar a atuação da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), nas diferentes áreas de representação, o Governo do Estado realizou hoje (27), a primeira reunião de trabalho com a secretária e subsecretários da pasta.

O governador, Eduardo Riedel, recebeu a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, juntamente com os subsecretários das oito áreas que formam a SEC – Mulheres, Igualdade Racial, Povos Originários, Pessoas com Deficiência, Juventude, Pessoa Idosa, LGBTQIA+ e Assuntos Comunitários.

“Quando a gente fala da cidadania e essa divisão em grupos da sociedade, que é complexa, multidisciplinar e interativa, na verdade temos que enxergar como uma coisa só, dentro dessa sociedade que é múltipla. O ponto principal da secretaria é a capacidade de interação com o grupo que cada um representa”, afirmou o governador.

A Secretaria de Estado da Cidadania, que é a primeira do Brasil com dedicação exclusiva à pauta, foi criada em dezembro de 2023 em Mato Grosso do Sul, e formalizada no dia 2 de janeiro de 2024.

A SEC é fruto do desmembramento da atual Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura) – que até o fim do ano era nomeada como Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) –, e foi estabelecida para criar e fortalecer as políticas públicas já existentes, e assim alcancem todos os recortes sociais de Mato Grosso do Sul.

“A Secretaria de Estado da Cidadania veio somar, trabalhando a transversalidade e mediação entre Governo e cidadão, que é um dos nossos papéis principais. Temos 89 projetos para 2024, sendo 16 do contrato de gestão”, afirmou Viviane Luiza.

Entre os projetos que serão desenvolvidas ao longo do ano, um deles é para ensinar sobre cidadania aos alunos da educação básica. Outra ação da SEC é o mapeamento das políticas públicas em todos os 79 municípios do Estado, trabalho que já é realizado. “Estamos levantando sobre o que existe em cada município, o que é atendido em cada recorte que temos nas subsecretarias. E assim vamos conversar com os prefeitos para fortalecer e ampliar as políticas públicas”, explicou a secretária.

Outro programa já em andamento é o Cidadania Viva, que incentiva o diálogo, uso da educomunicação, formação de monitores sociais, rodas de conversas e expressões comunicativas por meio da arte, cultura e cidadania. O programa está sintonizado com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidades) para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.

“Temos que levar a mensagem de respeito para a sociedade, que é composta de diferentes grupos sociais e todos cidadãos com a sua cultura, religião, especificidades, gênero, idade, comunidade. Estamos conseguindo mostrar que o Estado está atento, é uma grande conquista estarmos presentes”, disse o governador Eduardo Riedel.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Rotary Club - Fátima do Sul
Vem aí a Churrascada do Rotary em prol do banco de cadeiras de rodas!
ATENDIMENTO
'Procon na Rua' disponibiliza atendimento Jardim Tarumã durante ação da UEMS
GRANDE EMPREENDIMENTO PARA O MS
Expectativa: Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS
DESPEDIDA
Anderson Leonardo esteve com Molejo para show em dezembro de 2022 em MS
PATRONIZAÇÃO
Padronização de uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento