Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
COVID-19 NO MS

Com aumento de casos, Fatima do Sul e 55 das 79 cidades do MS tiveram novos registros de covid-19

20 Jan 2022 - 08h40Por Adélio Ferreira Fátimanews

Com o aumento de casos de Covid-19 no Mato Grosso do Sul, 56 das 79 cidades do Estado tiveram registros da doença, no último boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), na quarta-feira (19). As autoridades alertam a necessidade de manter as medidas de biossegurança, assim como procurar as unidades de saúde para completar o ciclo de imunização.

No primeiro boletim do ano, divulgado em 3 de janeiro, apenas 14 cidades do Estado registraram novos casos de Covid, o que representa aumento de 300% ao fazer esta comparação, em relação a incidência nas cidades. Trata-se de mais um indicativo que demonstra o crescimento substancial da doença.

Já a média móvel de mortes na última semana está em 3,1, contra 1,1 do primeiro boletim do ano em janeiro. Nesta quarta-feira foram registrados quatro novos óbitos, nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Coxim.  Segundo a SES, o recorde de óbitos devido a doença continua sendo 10 de abril do ano passado, quando a média estava em 56,7.

Uma das principais preocupações das autoridades é sobre o aumento de internações, que chegou a 204, sendo 60 em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), assim como o crescimento da taxa de positividade nos testes feitos para Covid, que nos primeiros dias de janeiro estava em 10%, 6,6% e 14,5% e agora chegou a faixa de 50,1%, ou seja, metade dos exames feitos tem dado resultado positivo.

Vacinação

As autoridades destacam que a imunização continua sendo a melhor alternativa para conter a Covid-19, e assim evitar internações e mortes devido a doença. Em Mato Grosso do Sul 91% da população adulta já está com a imunização completa, enquanto que 60% dos idosos já tiveram acesso a dose de reforço.

“O Estado atingiu marca de vacinação de 91,7% de 18 anos acima, completamente imunizados, e isso é importante para que a gente não tenha ocupação de maneira tão agressiva nos leitos hospitalares”, destacou o presidente do Comitê Prosseguir, o secretário Eduardo Riedel.

Já entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 87% tomaram a primeira dose e 65% chegaram a imunização completa. Iniciada no último sábado (15), a imunização das crianças de 5 a 11 anos já tiveram mais de 7 mil doses aplicadas segundo o “Vacinômetro”.

Desde o início da imunização, o governador Reinaldo Azambuja incentivou a vacinação, assim como a realização de mutirões nos municípios, com o lema “vacina no braço e não na geladeira”. Mato Grosso do Sul tornou-se destaque nacional pela aplicação das doses e distribuição dos imunizantes em tempo recorde aos municípios.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Edemir Rodrigues

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS