Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
ALERTA EM ESCOLA DA RESERVA

Com aulas suspensas na Reserva, Saúde confirma 14 casos de Covid entre alunos indígenas

30 Out 2021 - 08h44Por Dourados News

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados confirmou 14 casos positivos de Covid-19 entre alunos indígenas atendidos na Reme (Rede Municipal de Ensino). 

No total, foram 11 contaminados em escolas das aldeias Jaguapiru e Bororó e três na Escola Aurora Pedroso de Camargo, localizada na área urbana, no bairro Parque Alvorada.

Conforme as informações confirmadas à reportagem do Dourados News pelo gerente municipal de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza, o primeiro caso foi na Escola Tengatuí Marangatú, na aldeia Jaguapiru, no dia 21 de outubro.

Depois, foram identificados 11 casos confirmados na reserva, o que acabou envolvendo 66 pessoas que tiveram contato com esses alunos que positivaram para a Covid-19.

Desse grupo, 47 foram classificados como casos suspeitos sendo submetidos a testes e os resultados indicaram um total de 30 contaminados encaminhados para isolamento domiciliar.

“Acompanhamos essas informações conforme o que nos é reportado pelo Pólo de Saúde Indígena, então o monitoramento lá na aldeia é feito através do agente comunitário de Saúde Indígena. Eles têm equipes que vão até o local, fazem o teste, a notificação e acompanhamos via sistema esse monitoramento. Cabe a nós, enquanto município, acompanhar as ações de controle desenvolvidas pela Saúde Indígena”, explicou Souza.

Na quinta-feira (28), a Semed decidiu suspender as atividades presenciais nas escolas da Reserva Indígena e também na Escola Aurora Pedroso de Camargo. Conforme divulgado pela prefeitura, a decisão foi tomada depois de uma reunião na quarta-feira (27), pelo comitê emergencial formado para dar apoio ao Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), responsável pela atenção à Saúde Indígena.

A medida segue o protocolo municipal de combate à transmissão do vírus, que instrui no âmbito da retomada das aulas presenciais a providência de isolamento imediato de quem - seja aluno ou profissional da educação - testou positivo, além do monitoramento dos contatos desse infectado.

Todos os 41 indígenas que testaram positivo até o momento – 11 alunos e 30 contatos diretos entre familiares e amigos – permanecem em isolamento domiciliar com quadro leve da doença.

“Todos os que eram positivos foram separados, mantidos em isolamento, testados os contatos e agora estamos aguardando para ver se nós conseguimos fechar essa cadeia de transmissão. Estamos em um momento de observar e ir testando mais pessoas que por acaso apresentarem sintomas”, finalizou o gerente de Vigilância Epidemiológica.

‘Surto’ de Covid preocupa lideranças da Reserva

Na tarde desta sexta-feira (29) lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó divulgaram uma nota pública suspendendo a realização de eventos na reserva. 

Os líderes mencionam um ‘surto’ de casos positivos, crescente de casos entre alunos das escolas indígenas e a necessidade de “decisões enérgicas com medidas sanitárias que visam a contenção da Covid-19”.

A nota pede a colaboração da comunidade para evitar o risco à saúde e ainda menciona que a decisão se baseia nas orientações das autoridades de saúde e Vigilância Epidemiológica. Todos os eventos e atividades coletivas que promovam aglomerações ficarão suspensos por um período de 14 dias. 

Leia Também

VACINA
Covid-19: Nova campanha tem foco em jovens de 12 a 18 anos
LUTO
Em Nota de Pesar, prefeitura lamenta e destaca trabalho da Fiscal Ambiental, Katlen Magalhães
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
FÁTIMA DO SUL - CIA DO BICHO
Filhote engole brinquedo, passa por cirurgia e Cia do Bicho alerta sobre caso em Fátima do Sul
COVID EM FÁTIMA DO SUL
Em Fátima do Sul, Escola São Francisco suspende aulas após caso covid-19
COVID-19 NO MS
MS registra 61 novos casos e nenhuma morte por covid no boletim desta sexta-feira
VACINA
MS receberá mais de 260 mil doses da Janssen até início de dezembro
COVID NA EUROPA
Reino Unido proíbe voos da África do Sul devido a novas variantes da Covid-19
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
USO DE DROGAS
Filho drogado corta as mãos do pai com machado em cidade do MS