Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
ALERTA EM ESCOLA DA RESERVA

Com aulas suspensas na Reserva, Saúde confirma 14 casos de Covid entre alunos indígenas

30 Out 2021 - 08h44Por Dourados News

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados confirmou 14 casos positivos de Covid-19 entre alunos indígenas atendidos na Reme (Rede Municipal de Ensino). 

No total, foram 11 contaminados em escolas das aldeias Jaguapiru e Bororó e três na Escola Aurora Pedroso de Camargo, localizada na área urbana, no bairro Parque Alvorada.

Conforme as informações confirmadas à reportagem do Dourados News pelo gerente municipal de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza, o primeiro caso foi na Escola Tengatuí Marangatú, na aldeia Jaguapiru, no dia 21 de outubro.

Depois, foram identificados 11 casos confirmados na reserva, o que acabou envolvendo 66 pessoas que tiveram contato com esses alunos que positivaram para a Covid-19.

Desse grupo, 47 foram classificados como casos suspeitos sendo submetidos a testes e os resultados indicaram um total de 30 contaminados encaminhados para isolamento domiciliar.

“Acompanhamos essas informações conforme o que nos é reportado pelo Pólo de Saúde Indígena, então o monitoramento lá na aldeia é feito através do agente comunitário de Saúde Indígena. Eles têm equipes que vão até o local, fazem o teste, a notificação e acompanhamos via sistema esse monitoramento. Cabe a nós, enquanto município, acompanhar as ações de controle desenvolvidas pela Saúde Indígena”, explicou Souza.

Na quinta-feira (28), a Semed decidiu suspender as atividades presenciais nas escolas da Reserva Indígena e também na Escola Aurora Pedroso de Camargo. Conforme divulgado pela prefeitura, a decisão foi tomada depois de uma reunião na quarta-feira (27), pelo comitê emergencial formado para dar apoio ao Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), responsável pela atenção à Saúde Indígena.

A medida segue o protocolo municipal de combate à transmissão do vírus, que instrui no âmbito da retomada das aulas presenciais a providência de isolamento imediato de quem - seja aluno ou profissional da educação - testou positivo, além do monitoramento dos contatos desse infectado.

Todos os 41 indígenas que testaram positivo até o momento – 11 alunos e 30 contatos diretos entre familiares e amigos – permanecem em isolamento domiciliar com quadro leve da doença.

“Todos os que eram positivos foram separados, mantidos em isolamento, testados os contatos e agora estamos aguardando para ver se nós conseguimos fechar essa cadeia de transmissão. Estamos em um momento de observar e ir testando mais pessoas que por acaso apresentarem sintomas”, finalizou o gerente de Vigilância Epidemiológica.

‘Surto’ de Covid preocupa lideranças da Reserva

Na tarde desta sexta-feira (29) lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó divulgaram uma nota pública suspendendo a realização de eventos na reserva. 

Os líderes mencionam um ‘surto’ de casos positivos, crescente de casos entre alunos das escolas indígenas e a necessidade de “decisões enérgicas com medidas sanitárias que visam a contenção da Covid-19”.

A nota pede a colaboração da comunidade para evitar o risco à saúde e ainda menciona que a decisão se baseia nas orientações das autoridades de saúde e Vigilância Epidemiológica. Todos os eventos e atividades coletivas que promovam aglomerações ficarão suspensos por um período de 14 dias. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
FOTO: GEONE BERNARDO PREVISÃO DO TEMPO
De chuva fraca a tempestades: MS tem previsão de tempo instável nesta quarta-feira
Foto: Roberto Suguino/Agência Senado AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança programa para conscientizar servidores a promover cidadania às pessoas com defic
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos