Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO MS

Com apoio do Governo do Estado, skatista de MS disputa seletiva por vaga na Olimpíada de Tóquio

A competição qualificatória, que conta pontos para o ranking mundial, acontecerá de 17 a 23 de maio, em Des Moines, capital estadual de Iowa, nos Estados Unidos.

4 Mai 2021 - 12h45Por Portal do MS

Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), o skatista Eduardo Neves disputará o Dew Tour, penúltima seletiva para os Jogos Olímpicos de Verão 2021, de Tóquio, no Japão. A competição qualificatória, que conta pontos para o ranking mundial, acontecerá de 17 a 23 de maio, em Des Moines, capital estadual de Iowa, nos Estados Unidos.

O campo-grandense de 18 anos, número dois do ranking nacional amador, na modalidade street, está na corrida olímpica nacional há dois anos e é um dos nomes cotados para representar o Brasil no maior evento esportivo do mundo. Além da etapa estadunidense, Neves participará do Campeonato Mundial de Skate Street, em Roma, na Itália, de 31 de maio a 6 de junho. A competição na Europa terá peso maior e garante vaga direta para Tóquio aos que alcançarem o pódio.

“Quando comecei a andar de skate, nunca passou pela minha cabeça a chance de poder representar Mato Grosso do Sul e meu país nas Olimpíadas. Isso, sem dúvida, é muito gratificante. Vou dar meu melhor, focado, para estar 100% nas duas competições [EUA e Itália]”, revela Neves, que figura entre os melhores skatistas do país.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, é um orgulho ver um atleta sul-mato-grossense com chances reais de classificação aos Jogos Olímpicos. “Mato Grosso do Sul sempre foi um berço de grandes talentos e, logo na estreia do skate nas Olimpíadas, ter um representante do nosso estado brigando pela vaga e indo atrás do seu sonho, é uma satisfação enorme e nos orgulha muito”.

O critério de classificação dos skatistas para Tóquio-2021 é o seguinte: estar entre os 20 melhores do ranking da Federação Internacional de Skate (World Skate), com limite de três vagas por país, tanto no gênero feminino quanto no masculino. O país-sede no caso o Japão, tem uma vaga assegurada. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), caso um continente não esteja no top 20, o skatista mais bem ranqueado vai a Tóquio. O prazo para classificação é 29 de junho.

Resultados expressivos

Em 2019, Neves ficou em quinto lugar, no estilo street, no STU Qualifying Series, em São Paulo (SP), maior competição de skate do Brasil. A classificação rendeu convite da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) para competir pelo quadro de skatistas profissionais. No ano seguinte, também na capital paulista, terminou na terceira colocação do evento, colocando as manobras no pé junto aos melhores do país. No STU National 2021, realizado em janeiro, em Criciúma (SC), garantiu a prata.

Lucas Castro, Fundesporte

Fotos: Divulgação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Images.pexels.com JOGOS ONLINE
Uma Viagem pelos Diferentes Modos de Diversão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS