Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
PGE MS

Com 42 anos de existência, PGE segue representando o Estado com excelência

Criada em janeiro de 1979, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS) é o órgão responsável por representar o Estado na defesa do interesse público.

23 Set 2021 - 09h05Por Portal do MS

Criada em janeiro de 1979, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS) é o órgão responsável por representar o Estado na defesa do interesse público. Em seus 42 anos de atuação, a instituição trabalha com foco na legalidade, eficiência e probidade dos atos administrativos, viabilizando a implementação das políticas públicas em benefício da sociedade.

Atualmente, o quadro da PGE/MS conta com 90 procuradores em atividade, além de assessores, servidores administrativos, estagiários e menores aprendizes.

Mas você leitor, sabe exatamente qual é a função da Procuradoria-Geral do Estado? Então, se a resposta for negativa, a gente responde. A PGE assessora a Administração Pública Estadual quanto às decisões na área jurídica. O trabalho abrange desde a orientação de gestores na assinatura de contratos de serviços para a sociedade até a defesa judicial do patrimônio e dos recursos públicos.

Entre algumas das atribuições em destaque, estão a consultoria e o assessoramento jurídico e a representação concorrente, judicial e extrajudicial, das entidades autárquicas, fundacionais ou empresas públicas.

Como a presença do Estado é cada vez maior nas demandas por políticas públicas, ele acaba tornando-se o maior cliente do Poder Judiciário e depende dos procuradores para implementar e dar andamento aos serviços, obras, licitações, ações e projetos que são paralisados por ações judiciais.

Entre os trabalhos de sucesso da Procuradoria-Geral do Estado está a ação que tratava sobre a tributação de ICMS na importação do gás natural da Bolívia. Com uma repercussão nacional e até internacional, a PGE convenceu a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e evitou a perda na arrecadação de Mato Grosso do Sul de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão por ano.

Outro resultado favorável foi a aprovação do projeto de esgotamento sanitário junto com os outros integrantes que formam o Conselho Gestor do programa de Parceria Pública-Privada (PPP), que tornou MS pioneiro na universalização da coleta de esgoto no Brasil.

Esses e outros resultados demonstram o empenho e dedicação da instituição a fim de garantir grandes conquistas para o nosso Estado.

O cidadão que deseja conhecer mais sobre a PGE/MS, pode acessar o canal de vídeos da instituição e assistir o programa “PGE em Ação”. Nele, estão explícitas a atuação e a finalidade institucional da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul com destaque em suas unidades, eventos e serviços administrativos executados e colocados à disposição da sociedade.

Assessoria de Comunicação PGE/MS
Foto: Edemir Rodrigues

Leia Também

BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
AÇÕES DO DEPUTADO BARBOSINHA
Barbosinha fala da preocupação de produtores que não conseguem receber seguro agrícola em MS
FURIA DA NATUREZA
Mais de 400 mil descargas elétricas são registradas em MS
Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade 730x425 FESTIVAL DE DANÇA
Fundesporte movimenta idosos de nove municípios com festival de dança coreografada
COLONIA PENAL
De sistema hidráulico a troca de telhado, celas do semiaberto de Três Lagoas ganham reforma geral
AÇÕES DO GOVERNO MS
MS +Esporte: Governo do Estado anuncia mais de R$ 120 milhões em investimentos no esporte
CONCURSO PÚBLICO
UEMS está com inscrições abertas em concurso público para docente de Medicina
MS 44 ANOS
Investimentos em infraestrutura abrem novos caminhos de produção e torna MS competitivo
DOENÇA DO SÉCULO
Policia Militar de Fátima do Sul socorre homem com depressão
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Quase 800 oportunidades de emprego estão disponíveis na Funtrab/MS