O surto de gripe no Estado de MS e que está levando pessoas à morte preocupa o município de Jateí, que está mobilizado para ações de prevenção e combate a doença. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre cuidados simples, mas que podem ser de muita importância para evitar estágios avançados da doença, que pode ser letal.
Um alerta está sendo emitido aos pais, mães ou responsáveis para cuidados especiais com as crianças. Caso os filhos apresentarem sintomas de gripe (febre, tosse, coriza, espirros, dor no corpo, entre outros), é recomendado que não mandem para a escola. A prevenção da propagação da doença é fundamental para a saúde de todos, alerta a Secretaria de Saúde.
A preocupação com a gripe é em função dela ser altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente em ambientes fechados, como escolas. Além do mais, as crianças com gripe podem não estar aptas a participar das atividades escolares, provocando mais desconforto e mal-estar.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Para uma recuperação rápida da gripe, a orientação médica aponta o descanso como essencial, além de ser uma responsabilidade dos pais e responsáveis não levarem crianças doentes à escola para evitar a disseminação da doença.
Vacina na escola – Na próxima terça-feira, dia 6 de maio, mais uma ação de prevenção será levada a efeito em Jateí, com a vacinação de estudantes no Centro Municipal de Educação Infantil Mafalda Targino. A vacina é um método de eficácia comprovada que, pode até não evitar a doença, mas garante imunização contra os casos graves de doenças, que podem levar até a morte.
135 mortes no MS -Em menos de quatro meses do ano, 1.940 moradores de MS foram hospitalizados por doenças respiratórias. A média é de 18 internações por dia, causadas por algum tipo de SRAG (Síndrome Respiratória Ajuda Grave).
No Estado onde faltam leitos hospitalares para internação, cada número representa um caso grave. E de todos esses casos, 135 pessoas morreram em decorrência das doenças, segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Campo Grande é a cidade do Estado com maior número de casos e óbitos, 884 e 59, respectivamente, seguido de Corumbá, Ponta Porã e Dourados.
Quem pode se vacinar – A campanha de vacinação gratuita é direcionada a grupos prioritários, incluindo crianças, gestantes, idosos, indígenas, profissionais de saúde, professores, pessoas em situação de rua, entre outros. A vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade e pode ser encontrada nas unidades de saúde.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Bombeiros socorrem caso de intoxicação e encontram família passando fome em MS

Na Clínica Day Top, referência em tratamento e reabilitação, Marcos é destaca como Coordenador Geral

Tatuador cegado por ex pede ajuda para exames de transplante em Sorocaba, veja como AJUDAR

Semana de Enfermagem do HRMS: prazo para submissão de trabalhos científicos está aberto

Renda solidária: VICENTINA em campanha para doação de imposto destinado à crianças e adolescentes
Mais Lidas

TRAGÉDIA: Carro capota após pneu estourar e motorista morre ao ser arremessado

SERÁ QUE FOI VOCÊ?, 03 sortudos levam R$ 100 mil e mais 373 levam o montante de R$ 200 mil, CONFIRA

Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas

Vicentina se despede de Afonso Pereira, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
