Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 3 de julho de 2022
SADER_FULL
Busca
VOLTANDO AO NOVO NORMAL

Cidade já se prepara para reviver o maior carnaval de Mato Grosso do Sul

3 Nov 2021 - 12h22Por SÍLVIO DE ANDRADE / LUGARES

A cidade mais carnavalesca do interior do Brasil ensaia os primeiros passos para a retomada do Carnaval, que deve voltar com toda força e vibração em fevereiro de 2022. As dez escolas de samba começam a trabalhar seus enredos - a maioria já finalizou o seu samba – e a prefeitura discute o planejamento da organização e estrutura com o Governo do Estado, parceiro na divisão dos investimentos. Os tamboris já ecoam pelos barracões, anunciando a volta da folia!

Por conta da pandemia do coronavírus, o Carnaval foi suspenso em todo o Brasil, mas o avanço da vacinação em massa e o controle da doença sinalizam uma possibilidade de realização da grande festa momesca. Carnavalescos por natureza, os corumbaenses aguardam com ansiedade a volta à passarela do samba com a habilidade nos pés e o gingado sensual que vem de berço. Volta, no entanto, que está sendo preparada com muito cuidado e segurança.

Vila Mamona, uma das escolas campeonissimas do carnaval corumbaense

A Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) definiu em setembro a ordem de desfile das escolas de samba, nos dias 27 e 28 de fevereiro, e discute medidas sanitárias para garantir um Carnaval sem aumento de contaminações pelo covid-19. A redução de mortes e casos e os índices de imunização dão tranquilidade para o retorno, afirma Victor Raphael Almeida, presidente da entidade. Mas, ele defende algumas restrições:

“Vamos ter algumas regras de biossegurança. Uma delas, nesse novo normal, seria o uso de máscaras na avenida, onde a aglomeração atinge a patamares de alto grau”, adianta o carnavalesco. “Também estamos analisando como sistematizar a obrigatoriedade da venda de fantasias mediante a apresentação da carteira de vacinação pelo folião. Seria uma medida até para estimular que as pessoas vacinem, do contrário não sai na escola e perde o bonde.”

A Pesada saiu na frente e está com mais de 50% das fantasias prontas

Indústria da folia

A prefeitura de Corumbá prepara o lançamento do Carnaval 2022 e a definição da programação, que deve começar ainda este ano com rodas de samba no Porto Geral. A verba do Governo do Estado, ainda não anunciada, custeia parte da estrutura de palcos e camarotes, sonorização e os shows, além de uma ajuda financeira às entidades carnavalescas. O município libera R$ 820 mil às dez escolas e 11 blocos, em três parcelas, a partir de novembro.

Com esse dinheiro, os carnavalescos antecipam as compras em São Paulo e Rio de Janeiro para preparar o desfile das entidades. A reabertura dos barracões, ainda na marcação do surdo, significa muito mais do que a certeza da retomada: gera mais de 1.200 empregos diretos. A festa movimenta a economia local. Em 2021, a indústria da folia e os turistas deixaram mais de R$ 15 milhões. “Carnaval não é gasto, é investimento”, aponta Marcelo Iunes, prefeito da cidade.

Folia pantaneira abre na quarta-feira com o bloco Sandálias de Frei Mariano e atrai milhares de turistas

Pandemia é tema de samba-enredo

Terceira colocada no Carnaval de 2020, a Mocidade da Nova Corumbá é uma das escolas de samba que já aprontou sem samba-enredo, escolhendo como tema a pandemia do coronavírus, que assolou o planeta, para celebrar a cura e prestar uma homenagem aos profissionais da saúde no enfrentamento do vírus. “A Esperança Surge das Matas – Ossaim Orixá da Saúde”, é o nome do enredo, exaltando o senhor das ervas medicinais, das plantas sagradas e milagrosas.

“E nesse tempo, onde buscamos a saúde

Em sua plenitude o Orixá

Emana bênçãos de quem pede proteção

A todo aquele que dedica a sua vida

E faz da cura a sua profissão

Do nosso carnaval a eterna gratidão”

Na terça-feira, na despedida da festa, o carnaval cultural relembra os tempos de muito brilho, serpentina e romantismo

Os autores do samba são Edu Chagas e Ailson Renan, compositores cariocas do concurso de grandes escolas do Rio de Janeiro. Essa integração musical e na estruturação dos desfiles vem contribuindo para a profissionalização do Carnaval corumbaense. As escolas apostam em mestres de bateria, coreógrafos, mestre-sala e porta-bandeira e puxadores de samba da Cidade Maravilha, os quais chegam a Corumbá, se apaixonam e ficam na cidade.

Império do Morro, vice-campeã em 2020, quer recuperar o título no próximo ano

Amor e tragédia

Em busca do tricampeonato, A Pesada é a escola mais avançada nos preparativos, com 50% das fantasias prontas, e vai entrar na avenida com um samba-enredo considerado épico, avisa o vice-presidente Neidivaldo Colombo (Guga). “Em uma história de amor nem tudo que reluz é ouro”, do compositor Paulo César Uig (diretor da União da Ilha, do Rio), aborda quatro temas centrais: Guerra de Tróia, Romeu e Julieta, Lampião e Maria Bonita e Reciclagem.

A Liesco decidiu manter as escolas de samba em apenas um grupo. Em 2021, A Pesada conquistou o título, ficando em segundo lugar a Império do Morro. Pela ordem do desfile, no dia 27 de fevereiro de 2022 entram na avenida: Caprichosos de Corumbá, Nova Corumbá, Acadêmicos do Pantanal, Império do Morro e Estação Primeira do Pantanal. No dia 28, Marquês de Sapucaí, Major Gama, A Pesada, Vila Mamona e Imperatriz Corumbaense.

Leia Também

FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA DE JATEÍ JATEÍ AO VIVO
AO VIVO: Queima da maior Fogueira do Brasil, rodeio e show com Marcos e Belutti em JATEÍ
FOTOS: DHIONE TITO - FÁTIMA NEWS JATEÍ - FOTOS
CONFIRA as FOTOS dos Camarotes e público no Show de Michel Teló na Festa da Fogueira em Jateí
FOTOS: WHASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS INAUGURAÇÃO
CONFIRA as FOTOS da Inauguração da Clínica Esteves em Fátima do Sul
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.058
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
FESTA DA FOGUEIRA JATEI
Arraiás em Jateí servem de aquecimento para a Festa da Fogueira
LIÇÕES DA BIBLIA
Uma promessa para a jornada
VISITANTE ILUSTRE
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
Joilson Francelino, Seinfra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado assina contrato para espaço múltiplo uso no Parque dos Poderes; veja como vai fica
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FESTA FOGUEIRA 2022
Fogueira: Em homenagem a São Pedro, Jateí faz sua maior festa com 03 grandes shows
LIÇÕES DA BIBLIA
Desvio inesperado 2: a mesa rodeada