Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Centelha: Realidade virtual para autistas ganha nova versão e avança na fase de testes

8 Jun 2022 - 07h55Por Portal do MS

Com inovação e tecnologia, o projeto que utiliza realidade virtual para crianças e adolescentes com autismo ganhou nova versão e vai continuar sua fase de testes, para aperfeiçoar as atividades e habilidade desenvolvidas. Esta iniciativa foi financiada pelo programa Centelha, do Governo do Estado.

O projeto utiliza esta tecnologia no tratamento do autismo, por meio de um software que ajuda este público a ter uma melhor qualidade de vida, interagindo nesta realidade virtual com situações e comportamentos sociais do nosso cotidiano.

“Nesta nova versão conseguimos melhorar os gráficos, tornar estes momentos mais realistas, com novos cenários, entre eles as interações em parques e praças da cidade, para que as crianças e adolescentes (autistas) possam melhorar suas habilidades sociais e conhecimentos em contextos diferentes”, descreveu um dos idealizadores do projeto, Antônio Almeida.

Ele destacou que o projeto é um sucesso e que a intenção é que as próximas versões sejam ainda mais avançadas. “Temos a ideia de incluir na realidade virtual a opção do autista atravessar a rua e desenvolver ainda mais seu foco e atenção, junto com as demais habilidades”, descreveu.  (Confira o vídeo abaixo)

A iniciativa avança na fase de testes, tanto que os idealizadores buscam famílias que desejam trazer seus filhos (autistas) para realizar as atividades. “Quem já dispor dos óculos de realidade virtual pode inclusive fazer o download do programa e realizar as atividades on line. Também buscamos famílias e clínicas para continuar os testes”.

As ações não tratam apenas do ambiente (virtual) em sí, mas também do que está acontecendo nas imagens que as crianças acompanham com os óculos. "O software tem a inteligência artificial que faz uma interação. A própria criança fala, o software vai levando ela a fazer esses treinos de olhar uma situação como se fosse na vida real, ajudar a reconhecer os sentimentos. Essa é uma das maiores dificuldades das pessoas com autismo”, explicou psicóloga Francyelle Marques de Lima, idealizadora do programa.

Os interessados em realizar as atividades e testes podem entrar em contato por telefone: (67) 99865-1336 (whatsApp), ou enviar mensagens no Instagram (@autismo.vr) ou site do projeto.

Centelha 

Um dos pilares da atual administração é o foco na ciência e tecnologia. O programa Centelha foi criado justamente com esta missão de estimular a criação de empreendimentos inovadores, com potencial de mercado e que ainda possam trazer benefícios para uma comunidade ou região.

Na primeira edição o programa selecionou 30 projetos, entre eles este sobre o uso de realidade virtual para ajudar no tratamento de autismo. Já na segunda edição são mais 50 ações que serão financiadas, com o investimento de R$ 3 milhões.

Para desenvolver o Centelha é feita uma parceria do Governo do Estado, por meio da Semagro e Fundect, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Ainda participam instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Certi e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Divulgação

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Primeiro Emplacamento Digital: em dez dias, Detran de MS já realiza 52 processos pelo portal; VEJA
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Força do Agro: Frango Vida renova a avicultura em Sidrolândia e garante a modernização da atividade
FOTO: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWS SUNLIGTH ENERGIA SOLAR
TÁ CALOR AÍ?; Descubra o compromisso da Sunligth Energia Solar com o Pós-Venda em Fátima do Sul
Fotos: Arquivo Agesul AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS investe R$ 6,4 milhões para reformar aeródromo de Camapuã

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS