Menu
BANNER IMPRESSORAS
segunda, 4 de julho de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BIOPARQUE PANTANAL

Bioparque Pantanal enriquece o ensino, avaliam professores após visita

9 Abr 2022 - 08h46Por Joilson Francelino, Subcom

Técnicos do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal se reuniram, nesta quinta-feira (7), com professores e alunos da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, os primeiros a visitarem o complexo após a inauguração.

Sueli Rocha Bomfim, técnica do Núcleo de Educação Ambiental

Segundo a responsável pelas atividades e projetos pedagógicos e didáticos do Bioparque, a arte pedagoga Sueli Rocha Bomfim, o objetivo da reunião foi avaliar o atendimento aos alunos. “A gente queria saber qual foi a mudança de postura do aluno, se ele foi bem recebido. É um mecanismo para a gente poder construir nossos documentos para as futuras escolas. Estar melhor preparado, pois primamos uma visitação de qualidade”, afirmou.

Durante o bate papo, os alunos se mostraram entusiasmados com o que viram e aprenderam após a visita ao Bioparque, no último dia 30 de março. “Um aprendizado diferente, acho que a diversidade de conhecer onde a gente mora e a importância de saber o que tem, mostrando a realidade e tamanho do Pantanal”, disse a estudante do terceiro ano, Ana Fernandes, 17 anos. Kamile Matheus Vinha, 16 anos, do segundo ano, contou que estava ansiosa para conhecer o Bioparque e se encantou com a diversidade que encontrou. “Não foram somente os peixes que me encantaram, os fósseis, espécies, foi bem legal a experiência que tivemos no aquário. Foi bem além do passeio. Também gostei da arquitetura do aquário”, afirmou.

Ana Fernandes falou da experiência

Kamile Matheus reforçou o aprendizado

A vista rendeu algumas atividades dentro das salas de aula, como fez a professora de língua inglesa, Ana Andreia. “Nossa primeira ideia foi faze um álbum digital das imagens que os alunos fizeram no aquário, descrevendo-as dentro da língua inglesa, para que eles pudessem também representar o sentimento deles em relação à visita ao Bioparque”, disse.

A professora acrescenta que a visita reforçou a importância de cuidar do nosso bioma. “Vem acrescentar muito no nosso dia a dia, respeitar o nosso pantanal, cuidar dessa biodiversidade e fomentar isso junto aos alunos é muito importante e faz com que nosso fazer pedagógico na escola de autoria seja também mais enriquecido”, disse.

A professora Ana Andreia desenvolveu atividades com o olhar dos alunos sobre o Bioparque

O professor João Felipe considera a visita “um momento gerador de novos projetos”

Para o professor de história, João Felipe, é importante explorar a visita de alunos como “um momento gerador de novos projetos, novos entendimentos”. “Abordar toda a complexidade da biodiversidade que temos, dentro da sala de aula. Tanto nas aulas de historia em relação a como nós agimos com a natureza desde sempre e qual a nossa posição em relação à preservação da natureza hoje e também o que o pantanal influencia nas nossas vidas enquanto moradores de MS, e como utilizamos direta ou indiretamente esse bioma no nosso dia a dia”, pontuou.

O diretor da unidade escolar, Márcio Beretta Cossato, destaca que o passeio foi importante para que os alunos conhecessem, na prática, a teoria do que aprendem em sala.  “Os professores  podem utilizar aquele espaço como um lugar para a aprendizagem. Desenvolver pesquisa, trabalhos, trazer o ensino e as atividades que o Bioparque oferece para dentro da sala de aula e a escola fazer essa parceria com o Bioparque para trabalho em comum. Aproximar o aluno um pouco também dessa prática, desse mundo da pesquisa”, opina.

Daniel Ventura, do Núcleo de Educação Ambiental

O técnico do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque, Daniel Ventura, conclui que a reunião foi positiva. "Escutar do estudante que ele saiu diferente de lá, que ele conseguiu aprender algo, que a experiência o tocou de alguma maneira, para nós isso é um ganho e um convite para aprimorar mais os espaços e que as próximas escolas realizem uma visita com maestria, com qualidade e que fica sempre aquele gostinho de quero mais”, finalizou.

Leia Também

GUARANI E KAIOWÁ
Palestra e oficina interativa no MIS buscam discutir o saber-fazer Guarani e Kaiowá
CONCURSO PÚBLICO
Estado autoriza realização de novos concursos com mais de 900 vagas
UEMS
'Esquenta UEMS' reúne acadêmicos em competições esportivas neste sábado (02/07)
TEIA DA EDUCAÇÃO 2022
CRE-3 de Corumbá encerra 6ª edição da Teia da Educação 2022
VISITANTE ILUSTRE
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
ESTAGIO SUPERVISIONADO
Governo lança segunda etapa do programa Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS
BASQUETEBOL E FUTSAL
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
AÇÕES EDUCATIVAS
Depen destaca ações educativas em presídios de MS
ENSINO MÉDIO INTEGRAL
Documentário retrata a trajetória de estudantes do Ensino Médio Integral em Mato Grosso do Sul
CONCURSO PÚBLICO
Publicados editais relacionados aos concursos públicos da Sedhast, Sejusp, Iagro e Agraer