Duas judocas de Mato Grosso do Sul, beneficiadas pelo Bolsa Atleta do Governo do Estado, conquistaram medalhas durante a participação nos Jogos Escolares Mundiais, o Gymnasiade 2022, considerado o maior evento esportivo escolar do mundo, que neste ano foi sediado na França.
Larissa Barros de Oliveira, de 16 anos, conquistou medalha de prata na classe J1 (cegos totais ou com percepção de luz), na categoria até 57 quilogramas, e Maria Júlia Moreira, de 17 anos, conquistou medalha de bronze na categoria até 63 quilogramas (kg). As duas são contempladas pelo Bolsa Atleta, programa de incentivo do Governo do Estado, administrado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
A paratleta Larissa Barros de Oliveira afirmou que ganhar a medalha de prata nos Jogos Escolares Mundiais foi a realização de um sonho. “É muito gratificante poder representar o Brasil e o Mato Grosso do Sul. O Bolsa Atleta é muito importante, não só para mim, mas para todos os atletas beneficiados”, disse.
A atleta Maria Júlia Moreira afirmou que é uma honra representar Mato Grosso do Sul na competição mundial. “Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio. O Bolsa Atleta é muito importante para continuarmos treinando”, disse.
O diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, comemorou o bom resultado das atletas sul-mato-grossenses. “Quando olhamos para a representatividade esportiva de Mato Grosso do Sul a nível mundial, vemos que nossos investimentos estão surtindo resultados. O judô sul-mato-grossense é uma das potências do nosso país, tem tradição de revelar grandes atletas e também mostra isso ao mundo”, disse.
O programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado, objetiva garantir condições aos atletas de alto rendimento, para que se dediquem ao treinamento desportivo e representem Mato Grosso do Sul em competições nacionais e internacionais, além de valorizar o profissional responsável pela formação e desenvolvimento de atletas. Os valores das bolsas por mês variam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00. Os recursos são provenientes do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS).
Além de Larissa e Maria Júlia, Mato Grosso do Sul também conquistou medalha de bronze na categoria menos 50 quilogramas (kg) masculino, com Andrey Kutter.
O Gymnasiade 2022, os Jogos Escolares Mundiais, ocorreram entre 14 a 22 de maio, na Normandia, na França. O evento internacional acontece a cada dois anos e reúne mais de 100 países em cada edição. Esportes convencionais também estão no programa: tiro com arco, atletismo, badminton, basquete 3x3, vôlei de praia, boxe, dança, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, orientação, rugby, natação, tênis de mesa, taekwondo e luta olímpica. Além do judô, o paralímpico conta com o atletismo e a natação.
Airton Raes, Subcom
Foto: Divulgação
Leia Também

Coxim se prepara para receber a Copa dos Campeões em quatro modalidades

Show de Bruno e Marrone abre Semana do Peão em Dourados em Setembro, pré-vendas vai começar

Paralimpíadas Escolares de MS terão disputas em Campo Grande no fim de semana

Pescador que fisgou peixe de 1,70 m e 60kg em MS diz que demorou uma hora para retirá-lo do rio

Paralimpíadas Escolares,Copa dos Campeões e entrega de arenas estão na agenda esportiva desta semana

Jogador sai de campo algemado em partida da Série D

Após dois anos, Brasileiro de Laço Comprido volta a acontecer em Campo Grande

1xBet APP mobile - baixe aplicativos para Android e iOS

Entrega de arenas e Brasileiro de Laço Comprido estão na agenda esportiva do Estado nesta semana
