Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
NACIONAL

Barragem em MG pode romper; famílias estão ilhadas em área de risco, diz prefeito

Gestão municipal cobra empresa responsável pela barragem para que dados relacionados à estrutura sejam apresentados e análise do risco de rompimento seja mais precisa.

10 Jan 2022 - 10h07Por CNN Brasil

O prefeito de Pará de Minas (MG), município que abriga a barragem da Usina do Carioca, disse nesta segunda-feira (10) que a estrutura, sob responsabilidade da empresa Santanense, ainda pode romper por força da água e inundar regiões próximas, onde há fazendas e residências.

Apesar da retirada de moradores da zona de risco, duas famílias ainda estão no local, disse o prefeito, Elias Diniz. “Na parte de Pará de Minas, deslocamos 30 pessoas. E nas cidades próximas, de Onça do Pitangui e Conceição do Pará, mais 100 pessoas. Estamos ainda com duas famílias ilhadas”, disse.

O prefeito diz que será feito um sobrevoo de helicóptero sobre a área da barragem na manhã desta segunda-feira, para identificar eventuais danos à represa e fazer o resgate das famílias. “Não temos acesso através das pontes. A água está passando por cima”, disse.

Com as chuvas e o transbordamento da barragem, cerca de 80% do plantio das fazendas do entorno da represa foram destruídos, disse o prefeito, e a situação pode ser ainda mais grave diante de uma eventual ruptura.

A Prefeitura diz que o plano de ação para um eventual agravamento da situação já está sendo colocado em prática com o recolhimento das famílias, mas que há casos de pessoas que voltam para suas residências mesmo diante do risco.

“Sabemos que muitos retornam. A título de cautela, estamos acompanhando novamente e reiterando que as pessoas saiam de suas casas, que vá para ponto de apoio (da Prefeitura) ou para a casa de parentes”, disse Diniz.

O prefeito ressaltou que a identificação sobre a situação real da barragem é um desafio porque ela está tomada pela água e não é possível visualizar eventuais danos à estrutura. Porém, um dos dutos centrais da empresa já rompeu, disse, e existe o risco ainda de as laterais, onde há transbordando mais intenso, cederem diante da pressão da água.

“Precisamos que a empresa em caráter de urgência forneça todo o cálculo e vamos verificar se nessa parte ainda há possiblidade de ruptura”, disse Diniz. “O que nós precisamos é que a equipe de engenharia apresente neste momento toda questão estruturante da barragem para que a gente possa fazer uma análise”, completou.

Segundo ele, os cálculos precisam ser feitos pelas equipes de engenharia do município e da empresa e pelo Corpo de Bombeiros para identificar de maneira mais precisa os riscos e aprimorar o plano de ação.

Apesar do entrave ainda em relação aos dados, o prefeito diz que a empresa tem dado assistência e tido um relacionamento “excelente” com a gestão municipal. O problema, segundo ele, tem sido o volume de água na região neste verão.

“Estamos em alerta total. Estamos acompanhando todo o fluxo o volume de água, que está sendo ainda muito expressivo. Só ontem, foram 140 milímetros de água”, disse o prefeito ao mencionar que, o volume normal de chuva para essa época do ano é de 70 milímetros.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados