Um fato curioso e que chama a atenção de visitantes é a coloração mais escura do tanque que representa os igarapés amazônicos no Bioparque Pantanal. Diferente dos demais, que possuem água cristalina, este precisa ter a água mais escura para o bem-estar e melhor adaptação dos animais.
Conforme explica a bióloga do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e que atua no Bioparque, Carla Kovalski as espécies que compõe o tanque vieram de uma região onde a água tem cor de chá. “O ambiente natural, o ecossistema que elas vivem na bacia amazônica, tem essa coloração mais escura mesmo, é uma característica do lugar”, explica.
A bióloga que atua no Bioparque, Carla Kovalski as espécies que compõe o tanque vieram de uma região onde a água tem cor de chá
Apesar dos visitantes esperarem um tanque com água cristalina, Carla ressalta que o mais importante é pensar na qualidade de vida dos peixes. “Eu entendo que em um aquário público, durante as visitações, muitas vezes a gente acha que a água tem que estar transparente, mas do ponto de vista do bem-estar animal, especialmente desses peixes que tem essas particularidades, nós atendermos as necessidades específicas deles”.
Contendo 12 espécies, o espaço que representa uma transição entre igarapé (riachos) e uma mata de igapó (floresta inundada) é composto de plantas e troncos de árvores. A bióloga esclarece que esses compostos liberam uma substância química chamada tanino, responsável por deixar a água com a cor amarelada. “Nosso objetivo é deixar o espaço o mais próximo possível do habitat natural. A coloração da água mais escura tem um impacto positivo na vida deles e o bem-estar dos peixes vem em primeiro lugar”.
Leia Também

Na reta final, obra no Parque dos Poderes ainda requer cuidados para evitar transtornos

Reinaldo Azambuja garante conclusão de obras até dezembro e dinheiro em caixa para 2023

Ação do Governo permite empresas de MS descoberta de oportunidades de negócios no projeto da Suzano

Com apoio do Governo, município abre licitação para reordenamento viário da Avenida Três Barras

Integrantes Rota Bioceânica visitam Bioparque Pantanal o maior aquário de água doce do mundo

Jogos de azar em ascensão no Brasil: regularização segue em debate

Fórum sobre Rota Bioceânica propõe desburocratização e novos negócios no trajeto

Corguinho: Mara Caseiro solicita construção de posto policial para combater crimes na região

Deputada pede ação de reparo emergencial nas pontes de córregos em Paraíso das Águas
