Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
AGEPEN

Agepen conclui formação de alunos das áreas de Administração e Finanças

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) formou os alunos das áreas de Administração e Finanças e de Assistência e Perícia do 38º Curso de Formação para Agente Penitenciário.

28 Nov 2021 - 07h43Por Portal do MS

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) formou os alunos das áreas de Administração e Finanças e de Assistência e Perícia do 38º Curso de Formação para Agente Penitenciário. Coordenada pela Escola Penitenciária (Espen), a capacitação teve carga horária total de 420 horas/aula e representou a última fase do concurso.

Ao todo, foram 10 concluintes, sendo nove de Administração e Finanças e um de Assistência e Perícia. Agora, eles se somam aos outros 44 concluintes da área de Segurança e Custódia, totalizando 54 novos futuros servidores penitenciários em Mato Grosso do Sul.

Viviane Martins garante estar “vivendo um sonho”. Aprovada em concurso para Administração e Finanças, ela foi a primeira colocada da área no curso de formação e também conduziu os companheiros no juramento solene, durante a cerimônia de encerramento, prometendo trabalhar "a serviço da justiça e da paz social, respeitar os direitos fundamentais e estar sempre pautada na conduta ética".

Emocionada, a futura servidora da Agepen revelou que tem muita expectativa sobre a nova profissão. “É uma área que ainda existe muito preconceito, que quem está de fora, muitas vezes, não entende, mas quando você entra e vê todo o trabalho de reintegração social e de segurança, você percebe a importância que é este trabalho para toda a sociedade”, ressaltou. “Desejamos fazer parte desta grande família que é a Agepen e somar muito para a carreira, para continuarmos crescendo e evoluindo com o sistema prisional”, complementou.

Única representante da área de Assistência e Perícia neste curso de formação, Girlanda Batista dos Santos, revelou que tinha muita curiosidade sobre o funcionamento do sistema penitenciário, e pôde entender a complexidade e responsabilidade que é trabalhar na instituição. "Mas, no meu processo de formação, fui muito bem recebida e orientada, pois sempre tive alguém com experiência e disposto a me ajudar e me ensinar. Espero que no futuro seja eu auxiliando os novos servidores”, agradeceu

Segundo o diretor da Espen, Vilson Guedes, para a realização da formação foi preciso muito trabalho e planejamento por parte da equipe da escola, além da distribuição de atividades envolvendo vários setores da agência penitenciária. Com esses concluintes 54 concluintes do 38º curso, a Escola Penitenciária realizou a formação de, aproximadamente, 940 servidores penitenciários, apenas referente ao último concurso público realizado em 2016.

Falando em nome da direção da Agepen na solenidade de encerramento, o diretor de Administração e Finanças, Rodrigo Rossi Maochini, ressaltou que os novos servidores terão pela frente a missão de contribuir para o trabalho da instituição que hoje está presente em 20 municípios e custodia uma população carcerária de mais de 20 mil pessoas, e que, cada vez mais, vem assumindo novas atribuições dentro da justiça e segurança pública de Mato Grosso do Sul. “Esperamos que vocês entrem com vontade, pois o que mais precisamos é esta soma”, disse aos concluintes.

Com a solenidade de formatura, agora eles aguardam a classificação final, que será divulgada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) para serem nomeados ao exercício das funções.

Também participaram da solenidade de encerramento o diretor de Operações da Agepen, Acir Rodrigues, e a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, entre outros representantes da Agepen.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
BOLSA DE DÓLARES
Avião que caiu e pegou fogo no Paraguai, a 240 km de MS, levava bolsa com dólares
QUEIMADURA
Trabalhador sofre queimaduras com óleo quente em restaurante em MS
Grande apreensão
PRF apreende ônibus com quase 1,5 tonelada de droga em MS
FLAGRANTE
Adolescente é flagrado pela tia abusando do primo de 8 anos em MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis