Menu
SADER_FULL
terça, 25 de janeiro de 2022
Busca
AGEPEN

Agepen conclui formação de alunos das áreas de Administração e Finanças

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) formou os alunos das áreas de Administração e Finanças e de Assistência e Perícia do 38º Curso de Formação para Agente Penitenciário.

28 Nov 2021 - 07h43Por Portal do MS

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) formou os alunos das áreas de Administração e Finanças e de Assistência e Perícia do 38º Curso de Formação para Agente Penitenciário. Coordenada pela Escola Penitenciária (Espen), a capacitação teve carga horária total de 420 horas/aula e representou a última fase do concurso.

Ao todo, foram 10 concluintes, sendo nove de Administração e Finanças e um de Assistência e Perícia. Agora, eles se somam aos outros 44 concluintes da área de Segurança e Custódia, totalizando 54 novos futuros servidores penitenciários em Mato Grosso do Sul.

Viviane Martins garante estar “vivendo um sonho”. Aprovada em concurso para Administração e Finanças, ela foi a primeira colocada da área no curso de formação e também conduziu os companheiros no juramento solene, durante a cerimônia de encerramento, prometendo trabalhar "a serviço da justiça e da paz social, respeitar os direitos fundamentais e estar sempre pautada na conduta ética".

Emocionada, a futura servidora da Agepen revelou que tem muita expectativa sobre a nova profissão. “É uma área que ainda existe muito preconceito, que quem está de fora, muitas vezes, não entende, mas quando você entra e vê todo o trabalho de reintegração social e de segurança, você percebe a importância que é este trabalho para toda a sociedade”, ressaltou. “Desejamos fazer parte desta grande família que é a Agepen e somar muito para a carreira, para continuarmos crescendo e evoluindo com o sistema prisional”, complementou.

Única representante da área de Assistência e Perícia neste curso de formação, Girlanda Batista dos Santos, revelou que tinha muita curiosidade sobre o funcionamento do sistema penitenciário, e pôde entender a complexidade e responsabilidade que é trabalhar na instituição. "Mas, no meu processo de formação, fui muito bem recebida e orientada, pois sempre tive alguém com experiência e disposto a me ajudar e me ensinar. Espero que no futuro seja eu auxiliando os novos servidores”, agradeceu

Segundo o diretor da Espen, Vilson Guedes, para a realização da formação foi preciso muito trabalho e planejamento por parte da equipe da escola, além da distribuição de atividades envolvendo vários setores da agência penitenciária. Com esses concluintes 54 concluintes do 38º curso, a Escola Penitenciária realizou a formação de, aproximadamente, 940 servidores penitenciários, apenas referente ao último concurso público realizado em 2016.

Falando em nome da direção da Agepen na solenidade de encerramento, o diretor de Administração e Finanças, Rodrigo Rossi Maochini, ressaltou que os novos servidores terão pela frente a missão de contribuir para o trabalho da instituição que hoje está presente em 20 municípios e custodia uma população carcerária de mais de 20 mil pessoas, e que, cada vez mais, vem assumindo novas atribuições dentro da justiça e segurança pública de Mato Grosso do Sul. “Esperamos que vocês entrem com vontade, pois o que mais precisamos é esta soma”, disse aos concluintes.

Com a solenidade de formatura, agora eles aguardam a classificação final, que será divulgada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) para serem nomeados ao exercício das funções.

Também participaram da solenidade de encerramento o diretor de Operações da Agepen, Acir Rodrigues, e a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, entre outros representantes da Agepen.

Leia Também

PLANTÃO POLICIAL CASO DE POLÍCIA
Mulher tenta matar marido com facadas no peito após sofrer humilhações por anos
Rua Vaz de Caminha, no Noroeste, onde fica casa onde crime ocorreu. (Foto: Google Maps)  CRIME NA CAPITAL
Mulher alega ser humilhada há dez anos e esfaqueia o marido em MS
Família abre caixão e encontra corpo de outra pessoa com roupas e peruca da vítima
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio
ASSASSINATO
Assassino diz que matou mulher após sexo em Bandeirantes
Cb image default Imagens: Márcio Rogério / Nova News - Redes Sociais NOVA ANDRADINA - MORTE A ESCLARECER
Corpo de ciclista tinha sinais de violência, ela saiu de casa para pedalar e foi encontrada morta
BRIGAS
Briga por dinheiro termina com um esfaqueado e mulher apedrejada em MS
PLANTÃO DEU RUIM
Marido abandona mulher em bar, ela volta de carona em viatura da PM e ele acaba preso em MS
TRISTE DE VER
LAMENTÁVEL: Pintado e Jaú são retirados de redes já podres pesando 40Kg em rio de MS
Divulgação MORTE A ESCLARECER
Desaparecida há 3 dias, mulher é encontrada morta em fossa