Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
COMBATE USO DE DROGAS

Ações contra o uso de álcool e drogas em comunidades indígenas será desenvolvido em Dourados

O projeto que tem como objetivo desenvolver ações com povos e comunidades tradicionais para a conscientização sobre os efeitos do uso de álcool e outras drogas, visa também reforçar as ações de proteção e fortalecer o bem-estar físico, mental e social

9 Dez 2021 - 09h21Por Portal do MS

Com o objetivo de iniciar a execução do Projeto Cuidar, lançado em abril deste ano pelos Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Cidadania, técnicas da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), estiveram em Dourados nos dias 07 e 08 de dezembro.

O projeto que tem como objetivo desenvolver ações com povos e comunidades tradicionais para a conscientização sobre os efeitos do uso de álcool e outras drogas, visa também reforçar as ações de proteção e fortalecer o bem-estar físico, mental e social destes grupos.

A proposta inicial do projeto é ser desenvolvida na terra indígena de Dourados com os Guarani Kaiowá e os Terenas. Essas comunidades receberão o projeto piloto que será ampliado para os outros territórios. A reunião contou com representantes do Governo do Estado, Ministério Público Federal, SESAI e Funai, além dos técnicos da rede de proteção.

“Essa visita que fizemos na região de Dourados foi justamente para conversar com os gestores locais, apresentar a proposta do Projeto Cuidar, coletar informações com eles para aprimoramento e para potencializar as ações dos gestores locais também, para justamente quando a gente vier com a estruturação do projeto para a apresentar para a comunidade e para iniciar o trabalho de capacitação com os gestores as ações do projeto já serem moldadas nas principais necessidades da região de Dourados. Nossa visita foi muito positiva, nós viemos sabendo que iríamos encontrar uma realidade que é difícil para a comunidade e isso nos foi trazido pelos gestores locais que atuam na ponta e é uma oportunidade para firmamos novas parcerias e podermos ampliar a atuação do projeto.  Foi uma pauta positiva, uma reunião que recebemos muitas demandas, muito além do que imaginávamos, mas que vai render”, explica Dayanna Fagundes Silva, Coordenadora-geral de Promoção de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Terreiros, Indígenas e Povos Ciganos da SNPIR.

 O Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando Souza, acompanhou a visita e destacou que as comunidades indígenas de Dourados serão piloto para um projeto que se estenderá para mais municípios brasileiros que tenham povos indígenas.

 “O projeto visa primeiramente treinar a rede de atendimento às populações indígenas, capacitá-los quanto às questões indígenas, conhecendo mais sobre essa população desde a legislação a história, e também criar ferramentas de enfrentamento a essas situações a partir da realidade social de cada grupo de cada realidade. Os impactos da situação de vulnerabilidade com o uso abusivo do álcool, das drogas e com as suas consequências nocivas dentro da população indígena, ela acaba também refletindo no âmbito do município. É um problema grave, crônico que as comunidades indígenas vêm passando com relação a isso, com relação a violência contra crianças e contra as mulheres e por trás dessa violência o álcool e a droga estão presentes. E nesse sentido é preciso que tenhamos toda a rede de atendimento no âmbito dos municípios preparadas para lidar e fazer o enfrentamento dessa situação”, explica.

Na tarde desta quarta-feira (08) as técnicas reuniram-se com o Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, para fazer um balanço da visita.

Jaqueline Hahn Tente, Secic

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS