Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
INVESTIMENTO DO GOVERNO MS

Acesso ao isolado Porto Esperança avança: em implantação o trevo com a rodovia BR-262

17 Ago 2022 - 08h05Por Assessoria Governo do Estado

Em fase de conclusão de sua implantação, o trevo que ordenará o acesso a Porto Esperança pela rodovia BR-262 receberá até o final de agosto a capa asfáltica e será liberado quando for finalizada a estrada até o antigo distrito de Corumbá, cuja abertura está sendo executada pelo Governo do Estado com recursos do Fundersul.

A obra de R$ 20,7 milhões vai tirar a comunidade ribeirinha do Rio Paraguai do isolamento que perdura desde os anos de 1990, com o fim do Trem do Pantanal. Porto Esperança nasceu com a chegada dos trilhos da antiga Estrada Noroeste do Brasil às barrancas do rio, em 1912, se tornando importante entreposto de cargas e passageiros.

Considerada uma obra emblemática para a sub-região do Pantanal, ao integrar a comunidade com a cidade, distante apenas 80 km, e fomentar o turismo de pesca e histórico e gerar renda no lugar, a estrada de revestimento primário (cascalhada com resíduos de minério de ferro) terá 11,2 km de extensão em meio a uma planície alagável.

Moradores: mais esperança
“Não consigo entender como uma comunidade de 100 anos não tinha acesso a serviços básicos, com um grande potencial para desenvolver o turismo”, afirma o governador Reinaldo Azambuja, que lançou a obra no ano passado, ao visitar o distrito, e entregou a estação de tratamento de água e rede de distribuição da Sanesul para as 130 famílias que ali residem.
A felicidade dos moradores, a maioria vivendo em casas simples sobre palafitas, traduz a importância da ligação de Porto Esperança com a BR-262, Quando chove, o único caminho até a ponte é o rio, onde o transporte para Corumbá é de ônibus ou carona, onerando o bolso de quem precisa ir a cidade, por doença ou resgatar sua aposentadoria.

“Quando alguém fica doente é um Deus nos acuda, pois nem todo morador tem condições de pagar o transporte pelo rio”, relata a líder comunitária Natalina Mendes. Uma viagem de ida e volta a Corumbá custa, em média, R$ 350,00, incluindo barco e ônibus. Com a paralisação do trem, o distrito entrou em decadência e perdeu 70% da população.

Drenagem: sistema complexo
Quem trafega pela BR-262 nas proximidades da ponte sobre o Rio Paraguai já percebe o novo traçado em direção ao distrito e a intensa movimentação de máquinas e operários. As etapas do serviço incluem a implantação do trevo, a uma distância de 6,5 km da ponte, e abertura do acesso, que terá, em alguns trechos, aterros de até 3,5 metros.

A sonhada estrada foi projetada distante da margem do Rio Paraguai levando em consideração as grandes inundações que ocorrem na região, conhecida como Nabileque. O antigo acesso, aberto pelos próprios moradores, margeia o rio, sem infraestrutura, e torna-se intransitável na cheia e quando chove. O solo é característico do Pantanal: argila saturada (acúmulo de água).
Segundo a empresa Equipe, executora da obra, foram concluídas a terraplenagem e sub-base em 5,5 km de estrada. O serviço avança por mais 2,2 km, com abertura do traçado, lançamento de material e implantação dos canais de drenagem. O controle das águas exigirá a instalação de 27 aduelas (blocos de concreto), algumas em formato triplo.

A obra ainda depende de liberação de um pequeno trecho próximo ao trevo com a BR-262, por onde passa o gasoduto Bolívia-Brasil, com previsão de implantação de uma ponte de vazante de 20m metros para evitar o impacto do tráfego pesado com o solo em área restrita. A estrada terá duas pontes de concreto, de 54 e 48 metros, também 1em execução.

ARQUIVO 1Baixar

ARQUIVO 2Baixar

ARQUIVO 3Baixar

ARQUIVO 4Baixar

ARQUIVO 5Baixar

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Veículo de transporte escolar (Ilustrativa - Mídia Max) PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
DETRAN-MS - Foto: Rachid Waqued ATENÇÃO CONDUTORES
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente
FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS