Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 23 de janeiro de 2022
SADER_FULL
Busca
Economia

Ação leva oferta de emprego e profissionalização a privados de liberdade, egressos e familiares

Uma ação da Fundação Social de Amparo ao Trabalhador (Funsat), com disponibilização de cadastro e oferta de vagas de trabalho, divulgação de cursos profissionalizantes, orientações jurídicas, entre outros.

18 Nov 2021 - 07h36Por Portal do MS

Com o objetivo de ofertar possibilidades de reinserção aos privados de liberdade, egressos e familiares, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) recebe, nesta quinta-feira (18), uma ação da Fundação Social de Amparo ao Trabalhador (Funsat), com disponibilização de cadastro e oferta de vagas de trabalho, divulgação de cursos profissionalizantes, orientações jurídicas, entre outros.

A iniciativa integra as comemorações de um ano do Escritório Social e envolverá, ainda, regularização da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Serviço Militar, além da possibilidade de formalização e regularização de cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) aos pequenos empreendedores.

A ação, que faz parte do projeto Funsat Itinerante, acontece das 8h às 14h, no Patronato Penitenciário de Campo Grande e Escritório Social, localizados na Rua Joaquim Murtinho, nº 809 - Centro de Campo Grande.

Para a realização, foi promovida pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen divulgação junto aos internos em regime aberto, monitoração eletrônica (tornozeleira), pessoas em cumprimento de livramento condicional e egressos do sistema penitenciário, além de familiares de reeducandos de todos os regimes prisionais.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e o diretor-presidente da Funsat, Luciano Silva Martins, estarão às 9h, no Escritório Social, para acompanharem os trabalhos. que também contam com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Secretaria  Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

Escritório Social

O Escritório Social foi implantado em novembro do ano passado e garante olhar humanizado à efetiva reinserção social de homens e mulheres após o cumprimento de pena.

Instalado anexo ao Patronato Penitenciário de Campo Grande, as ações contemplam desde encaminhamento de acesso às políticas e serviços de apoio até oportunizar meios de qualificação profissional.

A metodologia contempla a atenção voltada à pessoa pré-egressa, egressa, seus familiares e também articulação para formação da rede de parceiros. Os atendimentos visam promover o protagonismo da pessoa egressa após o período de aprisionamento.

Os trabalhos do Escritório Social acontecem por meio de parceria interinstitucional entre a Agepen, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e Conselho Nacional de Justiça, como parte do Plano Estadual do programa Fazendo Justiça, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Keila Oliveira, Agepen

Foto: Divulgação

Leia Também

VALE GÁS VALE-GÁS
Inscrição no Vale-Gás Nacional de R$52: Veja como se matricular
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo alcança mais famílias com ampliação de 25% nos repasses para a assistência social em MS
Foto: Edemir Rodrigues CONTA DE LUZ ZERO
Conta de energia de 152 mil famílias são pagas pelo governo de MS através do programa Energia Social
Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Semagro estimula implantação de frigorífico para processamento de peixe em Inocência
FOTO: SUBCOM AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para ampliar investimentos na fronteira, Governo vai construir novas pontes em Porto Murtinho
UNIGRAN BORA TRABALHAR NA UNIGRAN
UNIGRAN contrata profissionais de diferentes áreas, confira
TECNOLOGIA
Governo prevê demanda maior por tecnologia e inovação para manter crescimento
RECURSO ECOLÓGICO
Ações e investimentos ambientais ajudam a aumentar a receita de Jatei e outros municípios de MS
MS FORTE
Tesouro Nacional classifica MS entre as melhores gestões do País
(Foto: Agência Brasil) SORTUDOS DO MS
Ganhadores de MS acertam a quina e levam prêmio de R$ 38 mil