Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 5 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS

A maternidade também tem cor: o desafio de enfrentar a depressão pós-parto

5 Mai 2025 - 10h00Por Heloíse Gimenes / ALEMS

A sociedade costuma idealizar a mãe como uma figura sempre amorosa, paciente e realizada. Quando demonstra cansaço, tristeza, dúvidas e ansiedade, a mulher é muitas vezes julgada como descontrolada, surtada, exagerada ou fraca, já que foge do ideal enraizado pelo machismo e pelas pressões culturais. Todo este estigma impede que milhares de mães recebam o cuidado necessário.

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que cerca de 1 em cada 4 mulheres desenvolve sintomas de ansiedade ou depressão no período gestacional ou pós-parto. Muitas jamais são diagnosticadas. Outras até desconfiam, mas preferem se calar para não serem vistas como “loucas”. Foi o que aconteceu com A.P, ao dar à luz ao primeiro filho.   

“Quando meu bebê tinha seis meses, percebi que havia algo errado. Eu estava prostrada e cansada. Dava de mamar, fazia arrotar e ninava no automático. Quando tomava banho, chorava muito. Tinha vergonha de me abrir com alguém e ser julgada. Tinha uma culpa enorme por sentir uma tristeza profunda. Hoje, lembrando esses momentos, percebo o quanto é cruel o silêncio que cerca a saúde mental das mães”, disse.    

O relato de A.P. ecoa o de tantas outras que enfrentam batalhas invisíveis. A pressão para corresponder a um ideal de maternidade inalcançável, tem calado as dores e isolado mães em um sofrimento que poderia ser tratado. “Muitas mulheres acabam desenvolvendo quadros depressivos e acham que os sintomas são típicos do período do puerpério. Sem conseguir fazer o autocuidado, ela pode ter raiva do bebê ou não consegue oferecer os cuidados básicos dessa criança. Em casos mais graves, chega até mesmo a ter quadros de psicose. É preciso ficar atenta a qualquer sinal que possa ser de quadro depressivo”, destacou a médica psiquiatra Carolina Gomes da Silva.

Campanha Maio Furta-Cor

A campanha foi criada por meio de lei de autoria do deputado Pedro Kemp

 

Diante de tantos silêncios e diagnósticos tardios, tornou-se urgente romper com a ideia de que o sofrimento faz parte da maternidade e, mais do que isso, garantir que essas mulheres sejam vistas, acolhidas e cuidadas. Foi com esse propósito que nasceu a Campanha Maio Furta-Cor, instituída oficialmente em Mato Grosso do Sul pela Lei 6.121 de 2023.

A norma, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), prevê a realização de palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo como forma de conscientização da população sobre a saúde mental materna. “A campanha visa dar visibilidade às diferentes nuances da maternidade que, assim como a cor que lhe dá nome, muda de acordo com a luz. Ser mãe é uma experiência intensa e merece ser tratada com empatia e responsabilidade”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CELULOSE - Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS realiza leilão para concessão da Rota da Celulose na próxima quinta-feira
PROCESSO SELETIVO OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Por meio de story, governador Eduardo Riedel (PSDB) comunica que criminosos criaram perfil falso com seu nome e foto (Imagem: Reprodução/Redes sociais). FAKE NEWS
Governador denuncia perfil falso dele criado para dar golpes
Comunicação Agepen AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Capacitação em horticultura no presídio de Caarapó impulsiona geração de alimentos para instituições
PGE - MS - Foto: Arquivo Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Detran e PGE inauguram núcleo para agilizar cumprimento de decisões judiciais nesta segunda-feira

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
GLÓRIA DE DOURADOS - EXPOGLÓRIA 2025
Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da Ziza Valota, esposa do Gilberto Valota, Pax Oliveira informa o velório
Entrega da cesta básica (Divulgação, Corpo de Bombeiros)SOCORRO
Bombeiros socorrem caso de intoxicação e encontram família passando fome em MS
FOTO: LUPA NEWSJATEÍ - ALERTA
Com 135 mortes, surto de gripe assusta MS e Jateí alerta para cuidados para prevenção e combate