Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
TRABALHO DIGITAL

A digitalização e sua integração com o desenvolvimento humano

6 Jul 2022 - 08h57

Não devemos nos surpreender com o fato de que todos estão se mobilizando para fazer parte do processo de digitalização. Porque este é um passo que conduzirá a novos horizontes. Por esta razão, indústrias que vão do entretenimento, ao setor de construção e design de interiores, têm se movimentado para se tornarem totalmente digitalizadas.

 

Neste artigo vamos analisar como a digitalização está sendo integrada no desenvolvimento humano e, sobretudo, como este avanço tecnológico está beneficiando o Brasil.

A digitalização será um recurso indispensável dentro de alguns anos

A digitalização é algo que vem acontecendo há alguns anos e tem feito com que muitas indústrias façam mudanças drásticas a fim de melhorar e avançar tecnologicamente.

 

Uma vez pensou-se que a digitalização era limitada a certos setores específicos, mas qualquer indústria pode ser digitalizada. Porque, por exemplo, o setor de arquitetura está hoje equipado com ferramentas, tais como programas que tornam fácil e rápido desenhar planta baixa online.

 

A ajuda que a digitalização dá é muito ampla e, contra todas as probabilidades, ela foi dada. Ela não fará com que o trabalho humano seja substituído, mas sim, tornará o ambiente de trabalho muito mais fácil para os trabalhadores, melhorando assim sua qualidade de vida tanto no trabalho quanto no dia-a-dia.

A indústria da construção evoluiu através da digitalização

O setor da construção civil é muito grande e está longe de ser simples. Mas o processo necessário para passar de um projeto em papel para uma estrutura física mudou com o passar dos anos.

 

Entretanto, mesmo assim, quando se trata de digitalização, o setor da construção ainda está um pouco mais atrasado, se compararmos com sua indústria relacionada, a arquitetura, que já está dentro desta digitalização para as indústrias da quarta revolução industrial.

 

No entanto, a indústria da construção civil tem feito grandes melhorias em comparação com alguns anos atrás, porque de cerca de 75 anos atrás até os dias de hoje, a produtividade foi capaz de aumentar em 1.500 %. Além disso, graças aos avanços tecnológicos como o BIM, os setores de arquitetura e construção conseguiram alcançar resultados mais precisos e práticos, o que tornou o processo de implementação pelo menos um pouco mais fácil do que antes.

A digitalização tem permitido o desenvolvimento do setor industrial brasileiro.

Há cinco anos, apenas 48% das indústrias no Brasil estavam utilizando qualquer ferramenta tecnológica, enquanto em 2021 este número havia aumentado para 69% de todas as empresas no país.

 

Isto foi revelado pela Pesquisa Especial da Indústria 4.0, que foi realizada pela Confederação Nacional da Indústria. Mais de 1.000 empresas no país foram consultadas para saber mais sobre como a digitalização vem ocorrendo na indústria nos últimos anos.

 

A pesquisa mostrou que um total de 18 tipos de ferramentas tecnológicas foram adotadas. Entretanto, o processo para a digitalização completa de grande parte dessas empresas ainda está em uma fase inicial, portanto levará tempo para ver resultados reais sobre a digitalização no Brasil.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Adersino Junior, Comunicação SED COMBATE CONTRA O MOSQUITO
Escolas estaduais realizam ações educativas no 'Dia D de Combate à Dengue'

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis