Menu
SADER_FULL
quinta, 18 de agosto de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
TRABALHO DIGITAL

A digitalização e sua integração com o desenvolvimento humano

6 Jul 2022 - 08h57

Não devemos nos surpreender com o fato de que todos estão se mobilizando para fazer parte do processo de digitalização. Porque este é um passo que conduzirá a novos horizontes. Por esta razão, indústrias que vão do entretenimento, ao setor de construção e design de interiores, têm se movimentado para se tornarem totalmente digitalizadas.

 

Neste artigo vamos analisar como a digitalização está sendo integrada no desenvolvimento humano e, sobretudo, como este avanço tecnológico está beneficiando o Brasil.

A digitalização será um recurso indispensável dentro de alguns anos

A digitalização é algo que vem acontecendo há alguns anos e tem feito com que muitas indústrias façam mudanças drásticas a fim de melhorar e avançar tecnologicamente.

 

Uma vez pensou-se que a digitalização era limitada a certos setores específicos, mas qualquer indústria pode ser digitalizada. Porque, por exemplo, o setor de arquitetura está hoje equipado com ferramentas, tais como programas que tornam fácil e rápido desenhar planta baixa online.

 

A ajuda que a digitalização dá é muito ampla e, contra todas as probabilidades, ela foi dada. Ela não fará com que o trabalho humano seja substituído, mas sim, tornará o ambiente de trabalho muito mais fácil para os trabalhadores, melhorando assim sua qualidade de vida tanto no trabalho quanto no dia-a-dia.

A indústria da construção evoluiu através da digitalização

O setor da construção civil é muito grande e está longe de ser simples. Mas o processo necessário para passar de um projeto em papel para uma estrutura física mudou com o passar dos anos.

 

Entretanto, mesmo assim, quando se trata de digitalização, o setor da construção ainda está um pouco mais atrasado, se compararmos com sua indústria relacionada, a arquitetura, que já está dentro desta digitalização para as indústrias da quarta revolução industrial.

 

No entanto, a indústria da construção civil tem feito grandes melhorias em comparação com alguns anos atrás, porque de cerca de 75 anos atrás até os dias de hoje, a produtividade foi capaz de aumentar em 1.500 %. Além disso, graças aos avanços tecnológicos como o BIM, os setores de arquitetura e construção conseguiram alcançar resultados mais precisos e práticos, o que tornou o processo de implementação pelo menos um pouco mais fácil do que antes.

A digitalização tem permitido o desenvolvimento do setor industrial brasileiro.

Há cinco anos, apenas 48% das indústrias no Brasil estavam utilizando qualquer ferramenta tecnológica, enquanto em 2021 este número havia aumentado para 69% de todas as empresas no país.

 

Isto foi revelado pela Pesquisa Especial da Indústria 4.0, que foi realizada pela Confederação Nacional da Indústria. Mais de 1.000 empresas no país foram consultadas para saber mais sobre como a digitalização vem ocorrendo na indústria nos últimos anos.

 

A pesquisa mostrou que um total de 18 tipos de ferramentas tecnológicas foram adotadas. Entretanto, o processo para a digitalização completa de grande parte dessas empresas ainda está em uma fase inicial, portanto levará tempo para ver resultados reais sobre a digitalização no Brasil.

Leia Também

AULAS - FOTO: SUBCOM LISTA DE PROFESSORES
Confira a relação dos professores temporários autorizados para ministrar aulas na Rede Estadual
FOTO: ASSESSORIA CAMPANHA NA RUA
'Educação é uma bandeira que a gente carrega no peito', diz Walter Carneiro Júnior
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Empresa lança em MS iniciativa inédita de preservação de áreas de vegetação nativa
INVESTIMENTO DO GOVERNO MS
Com R$ 10,3 milhões de investimento, Governo vai promover reformas em escolas de C. Grande e Caracol
REEDUCANDOS
Encceja voltado à população prisional de Jateí e MS registra aumento de 34% de inscritos em MS
FOTOS: ESCOLA FÁTIMA DO SUL NA CAPITAL
'Conhecendo a Capital', estudantes Palotinos se encantam ao visitar Bioparque Pantanal e Assembleia
FOTOS: SUBCOM AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS realiza melhorias em 92% das escolas estaduais
INADIMPLÊNCIA
Acadêmicos de MS devem, em média, R$ 48 mil ao financiamento estudantil
FOTO: UNIGRAN DOURADOS OPORTUNIDADE DE TRABALHO
UNIGRAN abre processo seletivo para contratação de profissionais de Farmácia e Fisioterapia, VEJA
FOTO: ELIAS FEREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Educação de alto padrão faz de Jateí referência no estado e no país