23 de novembro de 2004 - 14:58

Prefeitura realiza audiência para explicar o PSF em Dourados

A Prefeitura de Dourados estará realizando nesta quarta-feira, a partir de 19h, na Câmara Municipal de Dourados, uma audiência pública para explicar o Programa de Saúde da Família – PSF e também realizar uma prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde na gestão de Maria de Fátima Metelaro.

Segundo a superintendente de Saúde da Prefeitura, Iara Rigotti, a audiência pública tem como finalidade explicar à comunidade e aos profissionais que atuam no setor de saúde pública o funcionamento do PSF, atualmente funcionando em 22 unidades nas áreas urbana e rural do Município.

Iara explicou que o programa vem atendendo cerca de 30% da população douradense, nos bairros e distritos e que, a partir da inclusão do Município no Programa Nacional de Incentivo à Saúde Familiar, já viabilizado pela administração do prefeito Laerte Tetila, a cobertura aos moradores poderá chegar a 70%, em 36 unidades previstas.

Ela destacou que o programa é totalmente diferente do procedimento normal de atendimento nos postos de saúde, com o médico do PSF, enfermeiros e auxiliares de enfermagem realizando visitas periódicas às residências dos pacientes e também mantendo as consultas regulares nas 22 unidades instaladas na cidade.

De acordo com Iara, grande parte da população ainda não assimilou esse tipo de tratamento, feito geralmente por um médico clínico geral, que atua mais próximo às famílias, com as visitas freqüentes e encaminhamentos, quando necessários, para consultas e exames com especialistas. Ela ressaltou que é de extrema importância a participação da comunidade na audiência pública.

A superintendente também informou que, durante a audiência pública, a secretária Maria de Fátima Metelaro estará realizando, para a comunidade e aos profissionais da saúde pública do Município, uma prestação de contas do trabalho realizado em sua gestão.

Ainda durante o evento, será realizada uma explanação sobre o Projeto de Humanização da Mulher, que foi implantado pela administração do prefeito Laerte Tetila e que tem como plano piloto uma unidade funcionando na Vila Cachoeirinha.

 

 

 

 

Fátima News