23 de novembro de 2004 - 14:08

Polícia apreende 500 kg de cocaína pura em SP

O Departamento de Investigações sobre Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) desmontou na manhã de hoje uma das bases de produção de cocaína do Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro, e apreendeu 500 quilos de cocaína pura, armamento pesado e equipamentos da quadrilha, como prensas. O laboratório dos traficantes estava instalado em um sítio do Parque Boa Vista, em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo. Duas pessoas foram presas no local.

O chefe da quadrilha em São Paulo, Jair Pereira de Melo, de 30 anos, foi preso em flagrante, junto com uma mulher, identificada como Ivani. Eles eram os responsáveis por preparar a cocaína que seria enviada ao CV, para abastecer as favelas do Rio de Janeiro. Segundo estimativa dos policiais, o bando produzia mensalmente pelo menos uma tonelada do entorpecente.

Segundo a rádio CBN, como a droga era pura, poderia ter sua quantidade triplicada para ser vendida.

A operação foi efetuada pelos investigadores do Nape (Núcleo de Apoio e Proteção às Escolas), dirigido pelo delegado divisionário Emílio Françolin. Segundo o delegado Pedro Pórrio, responsável pela operação, os policiais trabalharam no caso por oito meses. "Foi um trabalho de investigação de campo", disse Pórrio.

Segundo o investigador Antonio Curci, o sítio fica em local de difícil acesso, além de ser fechado para evitar suspeitas de que o lugar era usado par ao tráfico. A droga e as prensas estavam escondidas atrás de uma parede falsa. Havia também metralhadoras, pistolas e munição para as armas.

 

Agência Brasil