23 de novembro de 2004 - 11:09

Dia “D” foi marcado com trabalho e conscientização

A Prefeitura de Deodápolis através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, conjuntamente com a coordenação municipal da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), coordenada por Ademilson Dandão Pereira de Souza, realizaram no sábado, 20, uma intensa mobilização da sociedade deodapolense no sentido de prevenir a Dengue.

Durante a mobilização os agentes da coordenação municipal da Funasa, também contaram com a participação dos agentes integrantes do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), além do reforço dos funcionários do PSF (Programa de Saúde da Família), através do Dr. Hudson Peres e da enfermeira Juliana Matos, bem como dos Agentes Comunitários. Da coordenação municipal da Funasa participaram nove agentes.

O Dia Nacional de Combate da Dengue foi instituído no dia 20 de novembro de 2002, através do Ministério da Saúde. O chamado dia “D”, em Deodápolis levou às ruas e avenidas da cidade um verdadeiro pelotão de pessoas com o intuito de esclarecer e prevenir a população com respeito ao perigo ocasionado pelo mosquito Aedes aegypti, o transmissor da Dengue.

Durante todo o dia, as pessoas envolvidas nesta Força Tarefa realizaram adesivagens, planfetagens e também esclareceram a população sobre o perigo da Dengue. O Dr. José Ferreira Neto, médico-chefe da UBS (Unidade Básica de Saúde Municipal), juntamente com o coordenador municipal de saúde da Funasa, Ademilson Pereira, comentaram longamente através de programa radiofônico, alertando sobre o perigo da doença, suas causas, primeiros socorros e como a população deve se postar e colaborar para erradicar de vez a Dengue. O Dr. Ferreira comentou através do rádio que, “os primeiros sintomas da doença são, febre, dores de cabeça e musculares, principalmente nas juntas, manchas vermelhadas pelo corpo, fraqueza, falta de apetite, além de outros problemas”.

No município de Deodápolis o trabalho de conscientização e prevenção contra o mosquito da dengue é constante, principalmente levando em consideração que o município têm quatro distritos, sendo o mosquito Aedes aegypti, um mosquito que prolifera com maior intensidade na zona urbana, nos lugares povoados. Segunda o coordenador municipal da Funasa, “Deodápolis não consta nenhum caso notificado que pudesse registrar a presença do mosquito graças ao trabalho árduo e ininterrupto da nossa equipe que não tem medido esforços para que o mosquito da Dengue não entre em nosso território municipal”, relata Dandão. Além de blitz nas ruas e avenidas, também foram realizadas palestras em várias escolas da rede pública.
 
 
Fátima News