23 de novembro de 2004 - 08:31

Murilo sugere legislação para micro e pequenas empresas

O deputado federal Murilo Zauith, vice líder do PFL, defendeu a pouco em entrevista na capital, que as micro e pequenas empresas têm que ter por parte do Governo Federal uma política diferenciada na cobrança de impostos. Segundo o parlamentar são elas que mais empregam, e em função da alta carga tributária em vigor, 92% das empresas brasileiras têm até 20 empregados
 
O deputado tem dados que dão conta que 83,2% das empresas brasileiras têm de 0 a 4 empregados. E 91,9% das empresas que empregam, têm até 20 empregados.
 
“Nossa economia é mantida por um exército de formiguinhas, quero dizer que as pequenas empresas é que arcam com os pesados custos trabalhistas e burocráticos”, disse o parlamentar. Ele lamentou que a legislação brasileira seja inflexível. “Precisamos permitir a existência de contratos especiais, ou uma legislação especial mais flexível para ampliar a oferta de trabalho”, ressalta Murilo.
 
Segundo levantamentos técnicos, os custos da contratação são da ordem de 103% sobre o salário pago. Isso significa que um empregado com salário de R$ 1.000 (um mil reais) mensais acaba custando, para a empresa, R$ 2.030 (dois mil e trinta reais) ao mês, “não tem quem agüente tamanha carga tributária, aliás a maior já vista no Brasil até hoje”, finalizou.
 
 
Fátima News