23 de novembro de 2004 - 08:24

Empresa inicia construção do fórum federal

Operários das empreiteiras Engel e Trevo, de Campo Grande, começaram a construir ontem (22), o almoxarifado e alojamento do canteiro de obras do futuro prédio da Justiça Federal de Naviraí. O prédio, confidencia o funcionário Nelson Rocha Guimarães, terá 259 metros quadrados de área construída. “Inicialmente, de acordo com os engenheiros, iremos trabalhar na edificação de seis blocos, numa primeira fase”, explica.
O prédio da Justiça Federal será implantado em frente ao Sindicato dos Bancários, na rua Júlio Soares de Souza Filho, bem nos fundos da Gerência Municipal de Educação. O trabalhador da construção civil, Nelson Rocha, comenta que as empreiteiras têm prazo de oito meses para a conclusão das construções, mas existe disposição de se terminar a obra, inclusive com o acabamento em pintura, num período de seis meses.
CONQUISTA RECENTE
A implantação da Justiça Federal em Naviraí é o resultado de uma incessante luta do ex-prefeito Euclides Fabris, autoridades do Poder Judiciário e da OAB local. Em 11 de agosto o então prefeito Fabris recebeu em seu gabinete a Juíza Federal, Leila Paiva, Desembargadora do Tribunal Regional Federal – 3a. Região (em auxílio na Presidência). Ela veio acompanhada do Diretor do Núcleo de Apoio Judiciário, Valmir Luis Peraino, ocasião que Fabris acertou detalhes de apoio e parceria do Município para a instalação da Justiça Federal em Naviraí, inclusive com doação da área necessária para a construção do prédio.
No último dia 8 de novembro, a Desembargadora Leila Paiva foi recebida em audiência no gabinete do prefeito Alfredo Hilário Pizzatto. Desta vez ela veio acompanhada pelo arquiteto Josias Stéfano Stoev, do TRF – 3a. Região. A Juíza Federal explicou que a pedido da presidente do TRF, Ana Maria Pimentel, estava concluindo as negociações para a locação de um prédio apropriado para a instalação e inauguração, possivelmente, dia 21 de janeiro de 2005, da Vara da Justiça Federal em Naviraí.
O vereador João Marques da Silva, um dos proponentes da implantação de uma Vara Federal na cidade considera que a instalação da Vara Federal em Naviraí é importantíssima para os naviraienses e toda a região, pois evitará os deslocamentos para Dourados, onde a maioria dos assuntos da Justiça Federal tinha que ser tratado. “Sinto-me feliz em ver que uma de minhas reivindicações como vereador está se tornando realidade”, comemorou o parlamentar.
O advogado e assessor jurídico do Município, José Izauri de Macedo destaca que a inauguração da Vara Federal em Naviraí representa um avanço histórico e significativo em termos de prestação jurisdicional, tanto no que diz respeito na presença evidente da Justiça Federal como também na garantia de agilidade de atuação dos advogados e os jurisdicionados de uma maneira geral, pois poderão ser prontamente atendidos.
O prefeito Alfredo Hilário Pizzatto ao analisar a conquista com sua visão macro-administrativa salientou que a implantação de uma Vara Federal em Naviraí só vem concretizar a hipótese e trajetória de que Naviraí está se transformando em um pólo regional de desenvolvimento. “Isso é de suma importância para o Município pois, estão sendo agregadas as condições necessárias e essenciais para que o progresso aconteça uniforme, racional e, sobretudo, com a presença de todos os canais da Justiça. Por isso, como prefeito e cidadão estamos fazendo o que está ao nosso alcance para que essa idéia seja concretizada logo”, sustentou o prefeito Hilário.
 
 
Diário MS