22 de novembro de 2004 - 15:48

Rússia adia decisão sobre fim do embargo à carne Brasileira

 

Apesar da visita do presidente Vladimir Putin a Brasília (DF) e de seu encontro com o presidente Lula, o Brasil ainda não conseguiu chegar a um acordo com a Rússia para o fim do embargo à importação de carne brasileira. O comunicado conjunto divulgado pelos dois países após a cerimônia em que Lula e Putin anunciaram parcerias nas áreas de esportes, cultura e ciências, diz apenas que os dois países se comprometeram "a intensificar esforços para encontrar soluções mutuamente aceitáveis para os problemas relacionados ao fornecimento de carne".

Na semana passada, a Rússia anunciou o fim do embargo à exportação de carnes de Santa Catarina, principal fornecedor brasileiro do país, mas manteve a suspensão às compras de outros estados devido a um foco de febre aftosa descoberto no Amazonas. O Brasil argumenta que o Amazonas não exporta carne para a Rússia e negociava o anúncio da suspensão total do embargo durante a visita do presidente russo.

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou que a missão de técnicos russos que se encontra no país para examinar as condições fitossanitárias do rebanho brasileiro ainda vai visitar três estados brasileiros para, só depois, elaborar um relatório que servirá de base para que governo de Moscou levante ou não o embargo.

 


Agência Brasil

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");