22 de novembro de 2004 - 15:01

Ministério quer aumentar para 2,2% número de doadores

O coordenador da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, João Paulo Baccara, disse que a meta do Ministério da Saúde é aumentar para 2,2% o percentual de doadores de sangue até 2007. Hoje, 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue, totalizando uma média de 3,3 milhões de doações por ano.

Esse número de doadores tem sido suficiente para suprir a necessidade de sangue para transfusão no país, segundo Baccara. Ele explicou que a campanha para incentivar a doação é, principalmente, preventiva. Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, acredita-se que o número de transfusões deve crescer já que deve aumentar também a ocorrência de doenças degenerativas, cirurgias cardíacas e outras doenças comuns na velhice.

"Em função dessa demanda futura, é que nós temos que começar a nos preparar para não sermos pegos de surpresa e amanhã termos falta de sangue", afirmou o coordenador.

João Paulo Baccara disse que a campanha que está sendo realizada, durante toda esta semana, em comemoração à Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, deve aumentar em 15% a 20% o número de doadores. "O povo brasileiro é muito receptivo a essas campanhas, é muito solidário. Sempre que existe um movimento como esse, a resposta é muito positiva", afirmou.
 
 
Agência Brasil