22 de novembro de 2004 - 08:32

Estado divulgará em dezembro projetos de pesquisa sobre SUS

O governo estadual, através da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) recebeu 12 projetos para o edital que vai selecionar pesquisas prioritárias para o SUS (Sistema Único de Saúde). O total de recursos solicitados pelos pesquisadores foi de R$ 210.884,33.

Das 12 propostas enviadas à fundação, oito são da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); duas do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública); uma da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e uma da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Cada projeto aprovado vai receber até R$ 20 mil para a execução dos estudos durante dois anos. A relação de pesquisas aprovadas deve ser divulgada pela Fundect em dezembro e o início da liberação dos recursos está previsto para janeiro de 2005.

O prazo para o envio de projetos terminou segunda-feira 15. O edital foi lançado pela Fundect em parceria com o Ministério da Saúde, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Secretaria de Estado de Saúde.

A finalidade da chamada é promover o fortalecimento da gestão do SUS e a melhoria das condições de vida da população. Pelo edital será concedido apoio financeiro a projetos que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico da área de saúde em Mato Grosso do Sul.
 
 
Agência Popular