Campo Grande News | 26 de mar�o de 2010 - 07:42

Governo minimiza virose de suínos descoberta em Dourados

A secretária de Estado de Produção, Teresa Cristina Correa da Costa e a diretora da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Maria Cristina Carrijo, minimizaram na tarde de ontem, a gravidade da doença de Aujeszky, cuja suspeita fez com que a agência abatesse 60 animais suspeitos de terem a virose.

De acordo com a secretária de Produção, as duas fazendas onde foram abatidos os porcos com suspeita da doença não atingem grande extensão e estão distante 5 quilômetros entre si e das demais propriedades da região. “É algo sem importância. Não há motivo para alarde”, afirmou Teresa Cristina.

Cristina Carrijo explicou que os 60 porcos com suspeita da doença ainda não tiveram manifestações de sintomas que garantissem o diagnóstico. “Surgiu a suspeita e os animais foram sacrificados”, disse. Os exames foram feitos, mas segundo a diretora da Iagro os resultados só serão emitidos nos próximos dias.

Segundo o diretor técnico da Iagro, José Mario Pinese, a doença é transmitida por vírus normalmente entre suínos através do contato direto, mas há casos em que outros animais, principalmente eqüinos e aves, desenvolvem o mal.

Para José Mario, a ação da Iagro foi imediata, o que faz com que os veterinários acreditem que a doença não irá se espalhar. “Quanto mais rápido a ação, mais eficiente o combate ao foco e à doença. Não há risco”, explicou.

Apesar de minimizar riscos e garantir que a doença não irá se espalhar, os técnicos da Iagro explicaram que os cuidados em relação à áreas e animais são semelhantes ao combate de focos de febre aftosa, para evitar que as pessoas e veículos não circulem o vírus.