Dourados News | 25 de mar�o de 2010 - 15:42

Alteração no clima prejudicará saúde da população

É só mudar o tempo que os postos de saúde e as clínicas lotam de pacientes de todas as idades, desde os bebês até pessoas da terceira idade. Segundo a Agência Sanitária do Meio Ambiente e do Trabalho (AFSSET), as mudanças climáticas atingirão a saúde da população, acarretando em um aumento das doenças transmitidas por mosquitos, alergias e problemas intestinais ligados à falta de água.

A alteração no clima no verão fará com que haja um forte aumento da mortalidade entre as pessoas mais velhas ou mesmos as mais frágeis. Assim como no inverno, as ondas de frio serão mais intensas.

“A conscientização da população é o principal mecanismo para a proteção do meio ambiente, e para que estes agravos a saúde não interfiram na saúde humana, portanto é importante participarmos das políticas públicas e privadas relacionadas à questão do meio ambiente”, alerta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Portanto, a situação só poderá ser amenizada se for implantada a cultura da “adaptação” na sociedade. Será necessária uma maior supervisão dos agentes infecciosos e da qualidade do ar e da água.