Dourados Agora | 25 de mar�o de 2010 - 14:39

Estoque de vacina contra gripe termina em 24h

Demanda crescente consumiu quatro mil doses em 24h na cidade de  Dourados, que já recebeu mais três mil 

“Vacina não é a única forma de prevenir a gripe suína”

As doses da vacina para prevenir a gripe A, mais conhecida como gripe suína, transmitida pelo vírus Influenza H1N1, está acabando rapidamente dos postos de saúde e do Pronto Atendimento Médico (PAM) por causa da grande procura.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu quatro mil as doses na segunda-feira, mas os postos de saúde começaram a vacinar na terça. Ontem, as quatro mil doses já haviam acabado, mas nos postos de saúde não chegou a faltar vacina porque Dourados recebeu mais três mil, segundo a gerente de Imunização do município, Carla Cristina Ribeiro da Silva. No PAM e no posto de saúde do Jardim Santo André foram vacinadas cerca de 300 pessoas, só na manhã de ontem.  
Hoje o município deve receber mais 15 mil doses, que é o restante previsto para Dourados. Carla explica que o total de 22 mil doses que o município está recebendo é suficiente para cobrir os grupos prioritários desta segunda etapa da vacina em Dourados.   
A gerente de Imunização disse que a preocupação das pessoas com a gripe suína vem gerando congestionamento em alguns postos de saúde. A maior dificuldade, segundo ela, é explicar que agora são os grupos de riscos que têm prioridade para a imunização.
Trata-se de pessoas que correm sérios riscos de novamente serem acometidos por um possível surto este ano. “Muitas pessoas entendem que não existe vacina suficiente para todo mundo, mas têm outras que não concordam”, disse Carla.
 Nesta segunda etapa estão sendo vacinadas as grávidas, crianças de seis a dois anos de idade, pessoas com doenças crônicas e indígenas. Com a vacinação destes grupos, as demais pessoas que estão fora do alvo prioritário do Ministério da Saúde, ficam menos expostas à gripe.
Ela explica ainda que não é apenas a vacina a única forma de se prevenir da gripe suína, como também lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel, especialmente depois de espirrar ou tossir e, se possível, evitar lugares públicos onde os vírus circulam com maior intensidade.
A segunda etapa da vacinação vai até dia 2  de abril,  exceto para as gestantes e a população indígena, que fazem parte do grupo prioritário para a imunização e, por isso, podem se vacinar até 7  de maio. As mulheres que engravidarem após esse período poderão ser vacinadas nas etapas seguintes.
A população de 20 a 29 anos poderá receber a vacina de 5 a 23 de abril. Idosos com mais de 60 anos serão imunizados de 24 de abril a 7 de maio, junto com a campanha contra a gripe comum. Adulto que tem entre 30 e 39 anos será vacinado de 10 a 21 de maio.