Conjuntura Online | 25 de mar�o de 2010 - 10:53

Fiscalização da qualidade do leite aumentou em 128%

O ano de 2009 encerrou com balanço positivo quando se trata de fiscalização da qualidade alimentar. De acordo com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, as análises das condições do leite brasileiro aumentaram 128% em 2009, com 2.934 amostras, contra 1.287 registradas em 2008 e, desse total, 28 apresentaram indicativos de fraudes.

Por meio da inspeção é possível descobrir as irregularidades cometidas pelas empresas de alimentos, nesse caso os latifúndios. É preciso que os alimentos das prateleiras contenham informações aos consumidores, como a composição do produto, sua procedência, tipo, qualidade, quantidade, validade, rendimento ou forma de uso do produto de origem animal.

De acordo com a tutora do Portal Educação e médica veterinária Danielle Pereira, o consumidor precisa ter segurança no momento de adquirir um produto, precisa saber que está comprando um produto de qualidade.

Por isso é de extrema importância esse tipo de fiscalização, para que a cada dia na mesa dos brasileiros seja possível encontrar alimentos com procedência.

O PCFL (Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite) existe desde 2003 e coleta amostras de leite UHT pasteurizado ou em pó para análises e verifica possíveis fraudes na indústria, sob supervisão do Serviço de Inspeção Federal.