Dourados News | 25 de mar�o de 2010 - 09:59

Funcionários da educação rejeitam a proposta da prefeitura de Dourados

Após Assembléia realizada na manhã de ontem na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – Simted de Dourados os educadores do Município recusaram por unanimidade a proposta da prefeitura de 3,5% de reajuste salarial e recalcularam o valor que reivindicavam anteriormente de 33% para 40,63% de reajuste para professores com licenciatura plena e 44,24%
para professores com magistério.

Os valores foram atualizados para que fosse possível uma equiparação com o salário dos servidores do Estado que exercem a mesma função.

Hoje haverá reunião na Secretaria de Governo da Prefeitura, às 14 horas, onde a comissão de negociação levará as reivindicações da Assembléia para o Executivo.

Os educadores do Simted poderão opinar sobre o resultado da reunião em uma Assembléia Geral que está agendada para segunda-feira, dia 29 de março.

 

*Debates ideológicos*

Durante a Assembléia de ontem os professores classificaram como “um absurdo” a pequena reposição oferecida pela prefeitura. Para se ter uma idéia de quão baixa é a proposta, basta levar em conta que o índice de inflação, que afeta o poder de compra do trabalhador, registrou em 2009 um percentual de 4,31%, o que representa 0,81% a mais que os 3,5% oferecidos pela prefeitura. A
estimativa de inflação para 2010 é de 4,5%.

Diante disso os professores e servidores administrativos das escolas protestaram e prometeram endurecer até as últimas conseqüências o diálogo com a prefeitura, caso ela se recuse a apresentar uma proposta mais convincente.

Más condições de trabalho e possíveis irregularidades em contratações, bem como falta de um maior investimento na educação também foram lembrados pelos educadores.