20 de novembro de 2004 - 10:09

Estado organiza dia de combate à violência contra a mulher

Representantes de instituições e organizações não-governamentais discutiram, com a Coordenadoria Especial de Políticas para a Mulher, os eventos para o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, que acontecerá em 25 de novembro e foi instituído pela ONU (Organizações das Nações Unidas). “Queremos instituir esta data no calendário do governo e da sociedade”, disse a capitã Sandra Alt, coordenadora de políticas públicas para a mulher.

Estão previstas a realização do Encontro das Mulheres Pescadoras e Aqüicultoras e do Curso de Capacitação sobre Gênero e Violência Contra a Mulher, além de ações do Centro de Atendimento à Mulher Cunã Mbarete, mostras, feiras e seminários.

De acordo com Sandra, o governo do Estado tem alcançado êxito no combate à violência contra a mulher e na formulação de políticas para a promoção da igualdade entre os gêneros. “Mato Grosso do Sul é referência nacional no que diz respeito a políticas públicas para a mulher. Constantemente o governo federal nos indica para assessorar outros estados na formulação de suas políticas. Isso é um atestado da nossa eficácia na questão”, disse.


Reconhecimento - No dia 8 de dezembro a Coordenadoria receberá, no Rio de Janeiro, o prêmio Gestão Pública e Cidadania, que é oferecido pela Fundação Getulio Vargas, Fundação Ford e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O Programa de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher foi o escolhido entre mais de 1,2 mil projetos apresentados.

“O Programa é feito em parceria com a comunidade e é um exemplo de como o governo pode se mobilizar no combate à violência contra a mulher. O prêmio atesta que estamos no caminhando certo”, ponderou Sandra.
 
Agência Popular