20 de novembro de 2004 - 07:30

Óleo de explosão chega a SP e atinge reserva

O óleo do navio chileno Vicunã, que explodiu na última segunda-feira no Porto de Paranaguá, continua avançando por mar aberto e já chegou à divisa com o Estado de São Paulo, onde fica o Parque Nacional do Superagui. Hoje, o corpo de mais um tripulante foi encontrado. Ao total, quatro pessoas morreram no acidente.

O óleo foi levado até Superagui, uma das reservas ambientais mais preservadas do planeta, por correntes marítimas, segundo o Jornal Nacional. A porta de entrada da mancha na ilha foi a vila dos pescadores, vizinha do parque nacional. Espécies ameaçadas de extinção habitam em Superagui, que é considerada pela Unesco patrimônio natural da humanidade.

Segundo o veterinário Rafael Xavier, o dano ambiental que foi causado com relação à fauna é grave e pode piorar com o decorrer do tempo. Biólogos do Ibama montaram um esquema de pronto-socorro para tratar os bichos.

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná e do Ibama também tentam impedir que o óleo se espalhe ainda mais pelo litoral paranaense. Segundo cálculos do Ibama, 1,5 milhão de litros de combustível vazaram no mar atingindo uma extensão de 30 quilômetros.

As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Federal. Peritos estrangeiros buscam uma maneira de retirar o navio do local sem mais prejuízos para o meio ambiente. Não há previsão para retirada do navio.

 

Terra Redação