Dourados News | 18 de mar�o de 2010 - 17:46

Uems é multada por contratações irregulares

O Tribunal de Contas multou o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Gilberto José de Arruda em R$ 2.798, por admitir 136 funcionários irregulares. O fato foi divulgado nesta semana no Diário Oficial do Estado. O gestor não atendeu as normas legais e foi multado em 200 Uferms, de acordo com o relatório-voto do conselheiro José Ancelmo dos Santos nos processos nº 7434/2008, nº 7435/2008; nº 7436/2008 e nº 7437/2008.

Segundo o despacho, o reitor não atendeu a lei. “A investidura em cargo ou emprego público, depende de aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvada as nomeações para o cargo em comissão declarando em lei de livre nomeação e exoneração (art.37, inciso II da CF/88)”, informou o conselheiro.

Em entrevista ao Douradosnews, a assessora de comunicação social da Universidade, Ana Tereza Vendramini, confirmou a multa. "Isso realmente foi publicado no Diário Oficial desta semana, mas não sabemos o porque foi julgado dessa forma. O setor jurídico da Uems pediu o acesso aos processos, já que cabe recursos em várias instâncias e sabemos de nossos trabalhos", disse.

Ana Tereza disse ainda, que a Uems pode ser culpada, mas que as decisões da universidade são tomadas pelos conselheiros superiores. "Caso isso se confirme, iremos pagar a multa, mas a instituição é feita por recursos humanos e corremos o risco de errar", afirmou.