UFGD | 18 de mar�o de 2010 - 10:21

UFGD amplia Inciação a Docência para mais cinco áreas

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está autorizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a ampliar este ano o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) instituído pelo Ministério da Educação (MEC). Desenvolvido em convênio com a Secretaria Estadual de Educação, o PIBID/UFGD destina-se ao fortalecimento das licenciaturas e visa promover a articulação da educação superior do sistema federal com a educação básica do ensino público.

 

Nesse sentido, estão previstas várias ações a serem desenvolvidas em conjunto com as Escolas Públicas Estaduais de Dourados, com o objetivo de elevar a qualidade da intervenção acadêmica voltada à formação inicial de professores e contribuir para a promoção da melhoria da qualidade da educação básica.

Pela nova proposta, no biênio 2010/2011 o PIBID/UFGD terá a participação de mais cinco licenciaturas: Artes Cênicas, Ciências Sociais, Educação Física, Psicologia e Química. A estas se somam as ações já em andamento desde 2009 envolvendo os cursos de Matemática, Biologia, Letras, Pedagogia, História e Geografia.

A primeira etapa do programa conta com recursos financeiros da Capes próximos a R$ 1 milhão, destinados ao pagamento de bolsas e despesas de custeio. Inicialmente, o projeto envolveu 70 bolsistas, sendo 54 acadêmicos, nove supervisores lotados nas escolas e sete coordenadores da UFGD. Nesta fase de ampliação, o Programa prevê a inclusão de mais 79 bolsistas, sendo 63 acadêmicos, 11 supervisores e 5 coordenadores de área da própria Universidade, dobrando os investimentos iniciais.

A estes números se somaram mais 23 bolsistas PIBID pagos com recursos da UFGD, o que tem permitido alcançar os objetivos propostos pelo programa entre os quais uma visível melhoria no desempenho dos discentes das licenciaturas.