19 de novembro de 2004 - 17:25

Técnicos avaliam monumentos naturais de Bonito

Gestores da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap) e professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) farão neste fim de semana um reconhecimento de campo em monumentos naturais de Bonito para elaboração de plano de manejo.

A atividade conta com apoio da WWF Brasil e tem como objetivo avaliar a situação dos monumentos naturais da Gruta do Lago Azul e do Rio Formoso. Os técnicos pretendem analisar os aspectos positivos e negativos da área, principalmente os relevantes a biodiversidade local. Com o levantamento de informações será possível definir quais serão os procedimentos adotados para a elaboração do plano de manejo destes monumentos naturais.

O Monumento Natural Gruta do Lago Azul, que contempla também a gruta Nossa Senhora Aparecida, possui características bióticas e abióticas de extrema importância do ponto de vista ecológico e espeleológico. Cartão postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul é reconhecida internacionalmente, sendo visitada diariamente por turistas do mundo todo, que se encantam pela beleza do local, com espeleotemas esculpidos pela natureza há milhões de anos.

O plano de manejo vai garantir a integridade dos recursos existentes nestas unidades de conservação, além de garantir a visitação a esses locais, pois irá normatizar as atividades em operação e o uso público dos monumentos naturais de Bonito.