Pr. Paulo José | 16 de mar�o de 2010 - 11:02

Leia o artigo “Deus Livra nas dificuldades”, por Pr. Paulo José

Deus Livra nas dificuldades

Pr. Paulo José da Silva

“Então clamaram ao Senhor na sua angustia e Ele os livrou na sua dificuldade”

(Salmo 107:6 com repetição no 13, 19 e 28)

         Curiosamente, este texto traz a mesma frase escrita por quatro vezes, não acredito em coincidência, mas sim em cristocidência, era vontade de Deus de que esta frase ficasse fortemente gravada em nossas mentes, por isso me ponho a propagar a importante informação nela contida.

         Todo o salmo 107 narra grandes dificuldades por quais passaram e/ou passa, o povo de Deus durante a sua história. Fatos narrados em quatro partes e sempre terminados com a frase: “Então clamaram ao Senhor na sua angustia e Ele os livrou na sua dificuldade”. Da mesma forma, lembro-me das histórias narradas no livro de Juízes que, o povo se esquecia de Deus, passava a sofrer e ser escravizado por isso, mas depois de um tempo sofrendo, lembrava-se de que tinham um Deus poderosíssimo e acabavam por retornarem ao Senhor, clamando a Ele o livramento e Deus levantava um juiz que libertava o povo e enquanto este vivia, o povo tinha tempos de refrigério.

         No texto de salmo 107, o autor narra que o povo de Israel fazia o que era mal aos olhos de Deus, se desviando para os maus caminhos, mas, depois, quando percebiam que estavam fazendo coisas que eram em desacordo com a vontade do Senhor, e por isso estavam sofrendo, clamavam ao Senhor e Deus os livrava das suas dificuldades.

         Primeiro o salmista diz que o povo sofreu no deserto até que Deus o livrou de sua dificuldade (versos 1-6). No segundo momento, fala de quando o povo desobedeceu a Deus e trabalhou sem sucesso pela sua subsistência, até que, na sua angustia, clamou ao Senhor e Ele os livrou (versos 14-19). Depois lembra que o cativeiro angustiou o povo, mas quando este clamou ao Senhor, Ele livrou-os (versos 14-19). E por último, fala dos que navegam, que, no momento das tempestades, clamam ao Senhor e Ele os livra, porque só Ele tem poder para os livrar das angustias das tempestades (versos 20-28).

         Tais informações no levam a refletir sobre o procedimento do homem e o amor de Deus que se manifesta, mesmo na vida de um homem que, por diversas vezes faz o que não é bom aos olhos de Deus. É claro que o desejo do coração de Deus é que o homem jamais se desvie dos seus caminhos e propósitos, entretanto, seu amor não tem fim e é manifesto, mesmo quando o homem peca e volta a pecar. Mesmo se você, querido leitor, tenha se desviado dos caminhos do Senhor e voltado e desviado e voltado, Deus continua disposto a te ajudar em suas dificuldades.

         Assim sendo, quando você estiver no deserto (tempo de sequidão, calor de dia e frio a noite), clame ao Senhor, se o trabalho não tem suprido suas necessidades (se ele não tem trazido satisfação profissional e nem mesmo os recursos necessários para uma vida digna), clame ao Senhor, caso esteja se sentido preso a algum vício (bebidas, fumo, drogas) ou pecado (prostituição, adultério, mentira, brigas, etc), clame ao Senhor e por fim, se as tempestades tem sido muito grandes em sua vida e as ondas desta tormenta se mostram intransponíveis aos seus olhos(enfermidades, relacionamento conjugais destruídos, filhos te desrespeitam ou pais que te desampararam, etc), “Então clame ao Senhor na sua angustia e Ele o livrará na sua dificuldade”.

         Não tenho dúvidas de que Deus, e somente Ele, pode te dar o livramento das dificuldades.

Ouça, todos os domingos de 12H00 até às 13H30, na Boa Nova FM, 87.9, o Programa Cristo a Única Esperança.

Pastor da Igreja Batista Nova Jerusalém

Rua Presidente Kennedy, 198 – Vila Industrial

pr.paulo-ms@hotmail.com