Valéria Batista / Fátima News | 16 de mar�o de 2010 - 08:06 JATEÍ

Aos 79 anos “Levino” lança livro na cidade de Jateí

Zé Carlos / Fátima News

Incentivado pelo prefeito de Jateí Arilson Targino, o senhor Levino Bernardino da Silva com 79 anos de idade lançou seu primeiro livro “Lamento da Natureza”, sendo ele um poeta-repentista nordestino com versos em poesia e galopes enriquecendo mais a Literatura brasileira com estilo de cordel.

Na solenidade de lançamento o escritor Levino entrou para a história do município, sendo ele a primeira pessoa a lançar um livro em Jateí. Na presença da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Eleni Teixeira Felipe, presidente do conselho de cultura Elza Augusta, o prefeito Arilson, a primeira-dama Mafalda Targino, secretários municipais, vereadores Tânia Fátima e Francisco Alves, demais autoridades.

Em suas palavras o prefeito Arilson garante que este é um momento histórico e importante para a vida de todos, resgatando uma cultura brasileira, na qual é necessário prestigiar as lindas estórias escritas no livro que é recomendado a toda faixa etária. “Apresentar este poeta é uma honra, um orgulho muito grande e estou convicto de que muitos convergem comigo, quando enalteço um talento raro em nosso município. Aí está um trabalho de Levino Bernardino que, sem dúvida, há de se eternizar, porque é autentico e útil. É social, é cívico e antes de tudo é patriótico” diz o prefeito no prefácio que escreveu no livro.

 Esta é uma lição de vida, onde o autor há muitos anos escreve inspirado na preservação do meio ambiente e natureza, sendo apenas agora com o prefeito Arilson junto ao departamento de cultura de Jateí o seu sonho de publicação se realizou, e com certeza com o incentivo de seus amigos, familiares e em especial seu filho Geneci Barros da Silva que muito lhe ajudou.

Levino Bernardino dos Santos nasceu no dia 19 de novembro de 1930, na cidade de São José do Egito- Pernambuco é casado com Maria Pereira da Silva pai de quatro filhos, e irmão do também poeta-repentista Enofre Bernardino onde juntos cantaram em versos a beleza poesia de cordel na região da Grande Dourados.