11 de mar�o de 2010 - 16:17

Lançado O Projeto de Segurança Escolar em Bataguassu

A Polícia Militar e Civil de Bataguassu juntamente com os diretores das escolas e creches da rede Pública Municipal, Estadual e Particular de Bataguassu/MS, lançaram nesta quarta-feira (10/03/2010) na sala de audiências da Câmara Municipal de O Projeto de Segurança Escolar.

Durante o Lançamento o Comandante da 2ª Companhia 1° Ten. QOPM J. Roberto explicou como funcionará o Projeto, frisando mais uma vez que a junção de esforços entre as instituições envolvidas deve ser diuturna, pois a prevenção é o caminho para a solução da criminalidade. “Chega de enxugar o chão com a torneira ligada, vamos cortar o mal pela raiz, conquistar nossas crianças e adolescentes antes que criminosos os aliciem para um caminho quase sempre sem volta”, destacou novamente o Comandante.

O delegado de Policia Civil Dr. Caravina assumiu seu compromisso com o Projeto dizendo que a sua delegacia estará abertas para o trabalho em conjunto frizando que contras a s drogas o melhor caminho é a prevenção “estamos numa guerra contra o craque”.

A Diretora da Escola Manoel da Costa Lima, Srª. Manoela falou em nome dos demais diretores expressando o contentamento de todos com o Projeto e vontade de que tudo de certo. A Supervisora de Gestão Escolar, Sr. Ieda, bem como a Secretária Municipal de Educação Sr. Maria, com ar de muita satisfação e expectativa que o projeto de certo, disseram que estão de comum acordo e que darão total apoio ao Projeto.

O Dr. Quirino Promotor atuante junto a Vara da Infância e Juventude chamou a atenção para o comprometimento de todos, pois a droga é um problema sério “vamos quebrar silêncio”, insistiu.

O Dr. Alessandro titular da Vara da Infância e Juventude de Bataguassu disse que a medida é muito importante e que está a disposição do Projeto, pois “os pais de hoje tendem a querer transferir o seu dever e educar e fiscalizar os filhos para nós Instituições Públicas”. Ao finalizar lembrou uma frase de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atras e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

A vereadora Preta Kotai, Presidente da Camara Municipal, muito emocionada disse estar muito feliz com o que presenciou nesta noite, “volto para casa outra pessoa, pois tenho filhos e quero fazer mais e melhor pela minha cidade, a câmara estará sempre a disposição” finalizou.

O Coronel Perlin, Comandante Regional da PM (8° Batalhão de Nova Andradina) parabenizou o trabalho e disse estar feliz com essa mobilização em Bataguassu não só como profissional, mas também por que possui família e amigos na cidade e sente a preocupação das Instituições Públicas em oferecer Segurança de qualidade.

A Patrulha Comunitária Escolar funcionará dentro e fora das escolas (imediações) coibindo todo e qualquer tipo de delito que possa atingir a comunidade escolar, já o PROERD será desatinada às crianças da 5ª série com aulas teóricas e praticas sobre o combate e prevenção ao uso de drogas.

Além dessas duas ações concretas de prevenção serão ainda efetuadas palestras sobre temas transversais ligados a área de Segurança por Policais Militares com qualificações específicas. Esclareceu o Oficial que apresentou os Policiais que estarão envolvidos no Projeto, 1° Sgt PM Aurélio (Comandante do Policiamento Escolar e Coordenador do PROERD); Sd PM Franco (Instrutor do PROERD), Sd PM Simoni (Comandante da Patrulha Comunitária Escolar) e Sd PM Cristaldo (Motorista da Patrulha Comunitária Escolar).

A Patrulha Comunitária Escolar começou a operar na última segunda feira (08/03/2010). Já o início das aulas do PROERD está prevista ainda para esse mês de março, dependendo tão somente da entrega das cartilhas pela Coordenadoria Estadual do Proerd em Campo Grande , tendo em vista que os dias e horários da s aulas já estão acertados com a direção de cada escola.

O Projeto abrangerá todo o município sendo que o PROERD será realizado no primeiro semestre na sede do município e no Distrito de Nova Porto XV e assentamentos no 2° semestre do ano corrente.

Ao finalizar o lançamento do Projeto, o Comandante da PM, juntamente com o Delegado de Polícia Civil local anunciaram que o próximo passo é a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública:

“Para que assim possamos estabelecer um real canal de comunicação entre as Policiais e todos os entes organizados, sejam eles da administração pública ou sociedade civis organizadas, nosso foco é cada cidadão de bem dessa cidade, queremos ouvi-los e juntos identificar, priorizar e resolver os Problemas da Segurança Pública em nossa cidade”, finalizaram.

Na ocasião estiveram presentes diretores, coordenadores e professores das escolas e creches do município (públicas e particulares), bem como do Delegado da Polícia Civil, Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, Vereadores, Secretaria Municipal de Educação e o Comandante do 8° BPM de Nova Andradina Ten. Cel Perlin.