Wilson Amaral / Fátima News | 11 de mar�o de 2010 - 09:00 DEODÁPOLIS

Saúde intensifica trabalhos no combate a dengue em Deodápolis

Wilson Amaral / Fátima News

A Prefeitura Municipal de Deodápolis através da Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando os trabalhos no combate ao mosquito da dengue. Desde as últimas 4 semanas equipes da funasa vem passando o inseticida para combater o mosquito da dengue Aedes aegypti. Já foram realizadas pulverizações na sede e nos distritos de Lagoa Bonita, Porto Vilma, Vila União e ontem foi realizada a pulverização de inseticida no distrito de Presidente Castelo.

A secretaria também tem feito anúncios no rádio e também nas ruas através de carros de som alertando a população, para cuidar de seus quintais e assim evitar a proliferação do mosquito da dengue. Os agentes de saúde também têm alertado a população sobre os cuidados e também sobre os sintomas da dengue. O objetivo da campanha é reforçar a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito da dengue. “A maior infestação acontece a partir de março, e a única forma de reduzir a dengue é eliminando os criadouros do mosquito”, afirma o Secretário de Saúde Fábio César.

O coordenador da Funasa no município Dandão, juntamente com sua equipe está orientando através de palestras os alunos nas escolas sobre as prevenções e cuidados com a dengue. No município de Deodápolis foram notificados pelas unidades básicas de saúde 48 pessoas. A Secretaria de Saúde está aguardando os resultados dos exames que é feito em Campo Grande pelo Laboratório Lacen, para confirmar quantos casos de dengue são positivos.

Devido ao aumento de casos de dengue em todo o Estado o número de exames aumentou, o que tem provocado maior demora mais a entrega dos resultados pelo laboratório.

O prefeito Manezinho tem disponibilizado todo suporte para que a secretaria desenvolva métodos e medidas para combater e exterminar o mais rápido possível os focos do mosquito, diminuindo desta forma possíveis casos de dengue no município, e deixar a população mais tranqüila. Os casos de dengue têm aumentado frequentemente em todo o território brasileiro em razão das chuvas que aumentaram nesse inicio de ano. “Lembramos que não basta só o poder público combater o mosquito da dengue se a população também não ajudar com a limpeza da sua casa e eliminação de possíveis focos de criadouros do mosquito, às vezes até ele faz, mais o vizinho não”, comenta moradora Célia.