Fátima News com Assessoria | 11 de mar�o de 2010 - 06:13

Programa coletará informações detalhadas sobre a apicultura em MS

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) assinou ontem (10) um Termo de Cooperação Técnica com a Confederação Brasileira de Agricultura (CBA) para execução do Programa Nacional de Georreferenciamento do Setor Apícola, em Mato Grosso do Sul.

O programa, que já foi implantado em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul tem como objetivo, realizar um levantamento detalhado da atividade de forma a identificar as principais características da apicultura no Brasil. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, João Gumercindo Correa da Cunha, o programa segue a tendência mundial que aponta para a rastreabilidade do mel. “As informações coletadas pelo programa ajudarão as entidades que atuam no setor a identificarem quem são os apicultores brasileiros, onde estão e o que se pode fazer para que eles passem a produzir mais e melhor”, explica Cunha.

O levantamento georreferenciado já está sendo executado em 25 municípios e a expectativa é que em um período de 3 a 4 anos o trabalho seja realizado em todos os municípios do Estado.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, o programa permite que os produtores atuem de forma mais organizada com chances maiores de obterem melhores resultados. “De posse destas informações, iremos aperfeiçoar nosso trabalho no setor objetivando o seu desenvolvimento”, salienta.

Mato Grosso do Sul conta hoje com cerca de 1000 apicultores em atividade, com uma produção anual que fica em torno de 650 toneladas.

A assinatura do termo contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, João Gumercindo Correa da Cunha; do diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão; do coordenador da Câmara Setorial de Apicultura de MS, Gustavo Nadeu Bijos e de representantes de associações de apicultores.