Assessoria | 10 de mar�o de 2010 - 14:41

V turma de medicina da UFGD muda trajetória do curso

Universidade em greve, um professor efetivo e os demais como voluntários e faculdade sem sede própria. Essa foi a realidade com que se depararam os calouros do curso de medicina em 2003 depois de três a quatro anos de uma intensa batalha de vestibulares. A trajetória foi relembrada durante a colação de grau da V Turma de Medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na última sexta feira, pela diretora, coordenador, professores, homenageados e formandos do curso que reuniu mais de mil pessoas no Centro de Eventos Cerrado Brasil.

A diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, doutora Márcia Midori Shinzado, que no ato representou o reitor Damião Duque de Farias, enfocou que a V turma de medicina teve um grande peso na estruturação do curso pois não se intimidou diante de todas as dificuldades.

Já o orador da turma, Messias Villa Mendonça, lembrou do susto e desespero dos acadêmicos ao encontrarem o Campus 2 abandonado pelo descaso, sem material e sem laboratórios próprios, além da greve. A resposta foi a união e luta, através de protestos, fechamento da rodovia de acesso à universidade, carta ao presidente Lula, entre outras ações dos universitários.

“Fomos à Brasília, denunciamos nossos problemas, anexamos verbas em votação do orçamento, no Conselho Nacional de Educação buscamos o reconhecimento do curso. Nosso dedo esteve por todos os lugares da capital”.

O Professor Antônio Pedro Lucas Bittencout, Patrono da turma, num discurso emocionado também enfatizou a união dos acadêmicos pela transformação de “uma faculdade embrionária para uma referência hoje no Mato Grosso do Sul e no país”. Essa foi a linha geral dos discursos dos professores doutores João Vidigal, Paraninfo da Turma; do coordenador do curso, Julio Henrique Rosa Croda e Paulo Roberto da Cruz Oliveira, que foi escolhido como Nome da Turma. Os professores e doutores Julio César Ricci Tomolei, Cristina Yamashita, Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Croda, Aroldo Henrique Boigues foram homenageados pela turma de formandos. Já os professores e doutores amigos da turma foram Marco Antonio Zeuli, José Flávio de Souza, José Sebastin Miranda Gomes. O funcionário homenageado da UFGD foi Franz Maciel Mendes.

A transformação do campus de Dourados da UFMS em UFGD ocorreu em 2005 e o curso de Medicina passou a fazer parte da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com investimentos do Governo Federal o que contribuiu expressivamente para melhorias da infraestrutura, do número de docentes, implantação de Mestrados, Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde.

A administração do Hospital Universitário (HU) que era de responsabilidade do município, hoje está à cargo da UFGD. O curso de Medicina da UFGD desponta na lista dos cursos de graduação mais concorridos do país.

Segundo palavras do Rafael Alves, Hugo, Cyntia, Jairo, Jonathan e Fábio membros da Comissão Organizadora “A festa foi como sonhamos, foi só elogio, dando destaque aos prestadores de serviços como: Melquíades buffet, Decoração de Adriano Martins de Maringá, DZM Comunicação e Eventos, as Bandas Lex Lutor do MG e a Metrópole, Dj Adriano, além do DJ Luciano que ficou do pôr do sol do Cerrado até às 11 horas da manhã no domingo, tudo foi perfeito” finalizaram.